Seminário Turismo Brasil

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Fotos do evento em tempo real (Carolina Braga/CNC e Eduardo Garcia Uzal/O Globo)

 

 


Seminário discute oportunidades e perspectivas do turismo no Brasil

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e o jornal O Globo promovem, no próximo dia 26, o Seminário Turismo Brasil – Balanço Pré-Copa do Mundo, os Grandes Eventos e as Perspectivas para o País.

 

O seminário, a ser realizado no Hotel Windsor Atlântica, em Copacabana, Zona Sul do Rio, contará com a participação do ministro do Turismo, Vinicius Lages, outros representantes do Poder Público e de entidades do setor, empresários e executivos dos segmentos de hotelaria, agências e operadoras de turismo, assim como os principais organizadores de eventos. O objetivo é discutir as oportunidades e as perspectivas que se apresentam para que o Brasil efetivamente ganhe competitividade e amplie a sua participação como destino turístico a partir da realização dos grandes eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos de 2016.

 

De olhos abertos para o Brasil

O Brasil registrou, em 2013, seis milhões de visitantes. A expectativa é a de receber, apenas com a Copa do Mundo, cerca de 600 mil turistas, o que poderá resultar em um recorde de visitação em 2014: 7 milhões de pessoas. O Fórum Econômico Mundial aponta o Brasil como a sexta maior potência do turismo, com 200 milhões de viagens internas e 70 milhões de brasileiros viajando todos os anos. No ranking mundial, organizado pela Associação Internacional de Congressos e Convenções, ICCA, o Brasil ocupa sétima posição na realização de eventos turísticos.

 

Experiências anteriores

O País baseia sua crença de que está preparado para receber os turistas nacionais e estrangeiros no sucesso de grandes eventos anteriores, como a Rio+20, a Jornada Mundial da Juventude e a Copa das Confederações. O GP Brasil da Fórmula 1, em 2013, foi escolhido o mais bem organizado em uma eleição feita com as 11 equipes que disputaram o mundial. Essa confiança parte também da premissa de que, todos os anos, algumas das cidades brasileiras recebem público equivalente ao esperado para a Copa do Mundo: réveillon do Rio de Janeiro (dois milhões de pessoas); Círio de Nazaré, em Belém do Pará (dois milhões); carnaval da Bahia (690 mil); Festival de Parintins, no Amazonas (100 mil); GP Brasil de Fórmula 1, em São Paulo (100 mil).

 

GANHOS DE COMPETITIVIDADE NO CENTRO DOS DEBATES

As medidas necessárias para reduzir gargalos e ampliar a competitividade do Brasil no setor de turismo estarão no centro dos debates do seminário Seminário Turismo Brasil – Balanço Pré-Copa do Mundo, os Grandes Eventos e as Perspectivas para o País. Um dos objetivos do evento é discutir soluções para questões relevantes, como aquelas de natureza tributária, de infraestrutura e de mão de obra, que resultem, efetivamente, em ganhos de competitividade para o País. De acordo com dados da Embratur, o Brasil representa 1% do turismo mundial.

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, participará da abertura do encontro e apresentará um balanço do que classifica como o primeiro ciclo de desenvolvimento da economia do turismo, inaugurado com a criação da pasta, em 2003, e anunciará as políticas e diretrizes para o ciclo que, segundo ele, se inicia em 2014. Entre as novidades, estímulos ao setor e a elaboração de um estudo que pretende quantificar o impacto do turismo na economia com um todo.

 

Turismo de eventos

Levantamento da Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Fipe/USP revelou que, apenas o evento-teste, a Copa das Confederações, ano passado, movimentou R$ 20,7 bilhões, agregou R$ 9,7 bilhões ao Produto Interno Bruto brasileiro e gerou 303 mil empregos.

Dos turistas internacionais que estiveram na Copa das Confederações, 75% afirmaram que desejam voltar para a Copa do Mundo, segundo a Fipe/USP. Com 18 mil jornalistas credenciados, de cerca de 500 emissoras, os jogos da Copa serão assistidos por mais de três bilhões de pessoas de todo o mundo.

 

O Seminário será realizado na segunda- feira, 26 de maio de 2014, das 8h às 13h, no Hotel Windsor Atlântica, em Copacabana. VAGAS LIMITADAS.

 


Programação Evento

 

  • Vinicius Lages - Ministro do Turismo

    Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é doutor em Socio-Economia do Desenvolvimento  pela Escola de Altos  Estudos  em  Ciências  Sociais  (EHESS) de  Paris, com diploma validado pela Universidade de Brasília (UNB). É, ainda, mestre em Gestão Ambiental pela  Universidade  de Salford, na Inglaterra. Ocupou diversos cargos de direção no Sebrae de Alagoas e no Sebrae Nacional. É  autor  de quatro  livros  sobre  temas  ligados  ao desenvolvimento sustentável e territorial.

  • Governador do Estado do Rio de Janeiro: Luiz Fernando Pezão
  • Formado em Economia e Administração de Empresas pela Universidade Estácio de Sá (RJ), exerceu a atividade de economista e consultor de várias empresas privadas. Iniciou a vida pública como vereador, em Piraí (RJ), sendo eleito prefeito do município por duas vezes.  Foi secretário de Governo do Estado do Rio de Janeiro, eleito vice-governador em 2006, na chapa do governador Sérgio Cabral, e reeleito em 2010. Desempenhou também a função de coordenador da Coordenadoria Executiva dos Projetos e Obras de Infraestrutura do estado. No dia 4 de abril de 2014, Pezão tomou posse como governador.

  • AVIAÇÃO - DIAGNÓSTICO DO TRANSPORTE AÉREO NO ATUAL MOMENTO E PERSPECTIVAS.

    Palestrante: Jorge Eduardo Leal

    Professor Doutor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, é engenheiro de Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Doutor em Engenharia Naval. Com várias passagens por empresas dos setores aéreo e aeroportuário, exerce a função de assessor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e presta consultoria em projetos de engenharia  de transporte e logística. .

  • DIAGNÓSTICO DA REDE HOTELEIRA INSTALADA, PRECIFICAÇÃO E A POLÍTICA PARA MANUTENÇÃO DE OCUPAÇÃO PÓS-EVENTOS.

    Palestrante: Diogo Canteras

    Engenheiro formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com especialização em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, possui mais de 20 anos dedicados ao desenvolvimento de empreendimentos hoteleiros. Em 1999, fundou a HotelInvest, da qual é sócio-diretor.

  • COMERCIALIZAÇÃO E MARKETING E O POTENCIAL TURÍSTICO DA COPA - Apresentação do estudo: Análise do potencial de viagens dos turistas estrangeiros durante a Copa do Mundo 2014

    Palestrante: Jeanine Pires

    Ex-presidente da Embratur - foi a primeira mulher a ocupar o posto -  é professora da Universidade Federal de Alagoas, graduada em história pela Universidade Federal de Santa Catarina, com pós-graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas  e Economia do Turismo pela Universidade de Brasília. 

  • PARQUES TEMÁTICOS - Importância dos parques temáticos para o crescimento do turismo nacional.

    Palestrante: Alain Baldacci

    Ex-presidente da International Association of Amusement Parks and Attractions (IAAPA), fundou e preside o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat). É  membro titular do Conselho Nacional de Turismo e do Conselho de Turismo do Estado de São Paulo, sócio e presidente do parque aquático Wet' n Wild. 

  • PARQUES NACIONAIS - As parcerias público-privadas nos Parques nacionais visando o aumento de visitantes e verbas para a conservação.

    Palestrante: Edilaine de Abreu

    É responsável pela coordenação de comunicação no Instituto Semeia, ONG que atua na proteção dos parques florestais brasileiros. Formada em jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, tem especialização em Cidadania Corporativa e Responsabilidade Social pela FGV e em Gestão de Projetos Culturais e Ambientais pela Escola de Comunicações e Artes  da Universidade de São Paulo.

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