marca ecos

ECOS – Programa de Sustentabilidade

O Ecos – Programa de Sustentabilidade da CNC atua em prol da inclusão da temática sustentável no ambiente corporativo da instituição

Compartilhe

 

Com base em nove objetivos, correlacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Ecos demonstra sua contribuição ao Sistema Comércio, atuando conjuntamente com os Departamentos Nacionais de Sesc e Senac na implantação do Programa nas Federações filiadas à CNC e nos Departamentos Regionais de Sesc e Senac.

Missão

Planejar, propor, executar e apoiar ações que induzam à prática intersetorial e colaborativa da sustentabilidade nas atividades desenvolvidas nos âmbitos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), das Federações e dos Departamentos Nacionais e Regionais do Sesc e do Senac.

Valores
  • > Respeito e diálogo permanente com os colaboradores;
  • > Equilíbrio entre o social, o ambiental e o econômico;
  • > Compromisso com as metas estabelecidas;
  • > Coerência entre o discurso e a prática;
  • > Transparência;
  • > Equidade;
  • > Ética.
Perspectivas Estratégicas

A partir do conceito do tripé da sustentabilidade surgiram as três perspectivas estratégicas do Programa Ecos, estabelecendo o direcionamento das iniciativas a serem executadas nas dimensões ambiental, social e econômica.
Mitigar os impactos socioambientais: orienta a criação de ações que contribuam, prioritariamente, para a redução dos impactos negativos no meio ambiente e na sociedade, relacionados à operacionalização das nossas instituições.
Sensibilizar os empregados: dissemina, especificamente para o público interno, o comprometimento com sustentabilidade assumido pelas nossas instituições, promovendo a sensibilização e o engajamento de todos os colaboradores para um melhor entendimento da problemática socioambiental, bem como para o alcance das metas do Programa.
Otimizar o uso dos recursos das instituições: fomenta ações que promovem a redução de custos, por meio da otimização de procedimentos e do uso dos recursos, promovendo uma maior eficiência operacional e sustentação econômica.
 

Perspectivas Estratégicas

 

Objetivos Ecos
OBJETIVOS ECOS ODS METAS ODS
I. Incentivar a implantação de procedimentos para a gestão ambiental, integrados à gestão da entidade.

 

ods-12

Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

 ods-17
Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

12.2 - Até 2030, alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais.

12.6 - Incentivar as empresas, especialmente as empresas grandes e transnacionais, a adotar práticas sustentáveis e a integrar informações de sustentabilidade em seu ciclo de relatórios.

17.14 - Aumentar a coerência das políticas para o desenvolvimento sustentável.

II. Implementar os indicadores operacionais e de desempenho e do programa.

ods-16

Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

16.6 - Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis.

III. Priorizar a compra de produtos e serviços ecologicamente corretos e socialmente justos.

ods-8

Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

ods-12

Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

8.7 - Tomar medidas imediatas e eficazes para erradicar o trabalho forçado, acabar com a escravidão moderna e o tráfico de pessoas, e assegurar a proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil, incluindo recrutamento e utilização de crianças-soldado, e até 2025 acabar com o trabalho infantil em todas as suas formas. 

12.7 - Promover práticas de compras públicas sustentáveis, de acordo com as políticas e prioridades nacionais.

IV. Promover a sensibilização dos empregados para atuarem em prol da sustentabilidade.

ods-4

Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

ods-12

Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

ods-13

Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.

4.7 - Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não-violência, cidadania global, e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.

12.8 - Até 2030, garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza.

13.3 - Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima.

V. Incentivar o uso de técnicas ecoeficientes para a construção, reforma ou ampliação da infraestrutura.

ods-4

Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

ods-3

Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

ods-6
Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.

ods-7 
Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.

ods-9 
Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.

4.a - Construir e melhorar instalações físicas para educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros, não violentos, inclusivos e eficazes para todos.

3.9 Até 2030, reduzir substancialmente o número de mortes e doenças por produtos químicos perigosos e por contaminação e poluição do ar, da água e do solo.

6.4 - Até 2030, aumentar substancialmente a eficiência do uso da água em todos os setores e assegurar retiradas sustentáveis e o abastecimento de água doce para enfrentar a escassez de água, e reduzir substancialmente o número de pessoas que sofrem com a escassez de água.

7.3 - Até 2030, dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética.

9.1 - Desenvolver infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e resiliente, incluindo infraestrutura regional e transfronteiriça, para apoiar o desenvolvimento econômico e o bem-estar humano, com foco no acesso equitativo e a preços acessíveis para todos.

VI. Buscar o uso de fontes de energias renováveis e menos poluentes.

ods-7

Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.

ods-1

Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares. 

ods-3

Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

ods-6
Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.

ods-11 
Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

ods-12

Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

7.2 - Até 2030, aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global.


1.2 - Até 2030, reduzir pelo menos à metade a proporção de homens, mulheres e crianças, de todas as idades, que vivem na pobreza, em todas as suas dimensões, de acordo com as definições nacionais.

3.9 - Até 2030, reduzir substancialmente o número de mortes e doenças por produtos químicos perigosos e por contaminação e poluição do ar, da água e do solo.

6.3 Até 2030, melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo à metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e reutilização segura globalmente.

11.6 - Até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar, gestão de resíduos municipais e outros.

12.3 - Até 2030, reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial, nos níveis de varejo e do consumidor, e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo as perdas pós-colheita.

12.4 - Até 2020, alcançar o manejo ambientalmente saudável dos produtos químicos e todos os resíduos, ao longo de todo o ciclo de vida destes, de acordo com os marcos internacionais acordados, e reduzir significativamente a liberação destes para o ar, água e solo, para minimizar seus impactos negativos sobre a saúde humana e o meio ambiente.

12.5 - Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso.

VIII. Estimular ações que promovam a paz social e a solidariedade.

ods-2

Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

ods-5 
Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

ods-16 
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

2.1 - Até 2030, acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano.

5.c adotar e fortalecer políticas sólidas e legislação exequível para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas, em todos os níveis

5.5 - Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública.

16.b - Promover e fazer cumprir leis e políticas não discriminatórias para o desenvolvimento sustentável.

IX. Fortalecer a integração entre CNC-Fecomércio-Sesc-Senac.

ods-17

Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

17.7 –  Promover o desenvolvimento, a transferência, a disseminação e a difusão de tecnologias ambientalmente corretas para os países em desenvolvimento, em condições favoráveis, inclusive em condições concessionais e preferenciais, conforme mutuamente acordado.
17.14 - Aumentar a coerência das políticas para o desenvolvimento sustentável.