CNC marca presença no 39º Encontro Nacional de Comércio Exterior

Compartilhe:

No ano que completa 50 anos, a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) promove, na quinta (12) e sexta (13), o 39º Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), que será realizado pela primeira vez de forma on-line, no canal da AEB no YouTube. O tema deste ano é “Mais infraestrutura, menos custos e mais mercados externos”. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é parceira do evento.

A abertura será feita pelo presidente da AEB, José Augusto de Castro, e contará com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro. Logo em seguida, haverá os pronunciamentos do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, além do secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, do Ministério da Economia, Roberto Fendt Junior. 

O presidente de honra da AEB e ex-ministro da Fazenda, Ernane Galvêas, atual consultor da CNC, e o presidente da Confederação, José Roberto Tadros, também realizam saudação na abertura. 

Serão 10 painéis com representantes dos setores público e privado analisando as ações para elevar a competitividade dos produtos nacionais diante dos concorrentes estrangeiros, na tarefa de ampliar acesso do Brasil aos mercados globais de consumidores sob os impactos da covid-19. 

Tópicos como a contribuição do agronegócio na geração de empregos e divisas; o transporte internacional e a logística do Brasil; a atuação do BNDES no financiamento à exportação de manufaturados; o papel do Sebrae na participação das MPMEs no comércio externo estão na pauta do encontro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site: http://enaex.com.br/

No segundo dia do evento, haverá a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes. O encerramento do encontro contará com o pronunciamento do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que será realizado logo após um painel dedicado exclusivamente à celebração dos 50 anos da AEB. Confira a programação no site.

Sobre o Enaex – Realizado desde 1972 pela AEB, o Enaex é um espaço para que empresários de todo o País, atuantes na cadeia das operações comerciais com o exterior, juntamente com representantes de instâncias de governo responsáveis pela formulação de política comercial externa e de inserção internacional do Brasil, estendam e conciliem diálogo sobre o que fazer para ampliar a participação brasileira no comércio global. 

Leia mais

Scroll to Top