Ucrânia quer fazer mais negócios com o Brasil

AddToAny buttons

Compartilhe
11 A 12 jul 19
Ex: 8h00 às 18h00
Botão - Tenho Interesse
Esse preenchimento não garante sua
inscrição. É apenas para fins de comunicação,
envio de novidades e informações sobre o
evento.
Crédito
Ivo Lima

A Ucrânia vê o Brasil como parceiro estratégico e potencial substituto do mercado russo. Esta foi a mensagem que deixou o embaixador daquele país Rostyslav Tronenko, em palestra que fez a empresários e representantes sindicais na Federação do Comércio do Paraná, sobre as oportunidades de negócios entre as duas nações. O diplomata foi recepcionado pelo presidente da entidade e vice-governador do Paraná, Darci Piana.

“É um caminho de duplo sentido: além de apresentar produtos e serviços para o Brasil, também queremos abrir o mercado ucraniano, que tem Zona de Livre Comércio com a União Europeia, Canadá e países do Médio Oriente. Destacamos os laços humanos que unem o Estado do Paraná e meu país. São várias gerações de ucranianos que aqui chegaram há 130 anos e moldaram econômica, política e culturalmente o Sul do Brasil”, afirmou Tronenko.

A Ucrânia exporta para o Brasil principalmente produtos farmacêuticos, com destaque para a insulina, aço, eletrodos de carvão, aparelhos de telecomunicação e fertilizantes. No outro sentido, o país importa tratores, café, fumo, amendoim, açúcar, carne e outros produtos alimentícios.

Um dos destaques da fala do embaixador foram os atrativos turísticos da Ucrânia, que dá isenção de vistos para os brasileiros por um período de 90 dias. O país do Leste Europeu recebeu 14,2 milhões de turistas de todo o mundo em 2018.

Darci Piana mencionou a forte ligação que o Sul do Brasil possui com a Europa. “No entanto, ainda há certa resistência em relação aos países do Leste Europeu, por conta do histórico de interferência da antiga União Soviética. E nada disso existe mais, ainda que existam alguns conflitos pontuais na região. Precisamos desmistificar isso, mostrar os atrativos do Leste Europeu, começar rotas novas e novos caminhos para o turismo”, reiterou o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR.

Transferência do Consulado

Durante o encontro, o embaixador Rostyslav Tronenko entregou a nova Carteira de Registro Diplomático (CRD) do Ministério das Relações Internacionais ao cônsul da Ucrânia em Curitiba, Mariano Czaikowski, oficializando a transferência do Consulado de Paranaguá para Curitiba.