Comissões permanentes da Câmara elegem seus presidentes

AddToAny buttons

Compartilhe

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados elegeu na quarta-feira (13) seu novo presidente: o deputado Felipe Francischini (PSL-PR). Ele foi eleito com 47 votos; outros 15 votos foram em branco e 2 nulos.

 

A deputada Bia Kicis (PSL-DF) foi eleita 1ª vice-presidente com 39 votos. A votação também teve 22 votos em branco e 2 votos nulos. A eleição na CCJ ocorreu com cédulas de papel, após problemas na urna eletrônica.

 

A Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara, elegeu na quarta-feira (13) seu novo presidente: o deputado Antonio Brito (PSD-BA). Foram 47 votos a favor e três em branco. Para a 1ª vice-presidência, foi eleito o deputado Alexandre Serfiotis (PSD-RJ); para 2ª vice, Marx Beltrão (PSD-AL); para a terceira, Misael Varella (PSD-MG).

  

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, da Câmara, elegeu na quarta-feira (13) a deputada Professora Marcivânia (PCdoB-AP) para a presidência do colegiado. Para a 1ª vice-presidência foi eleita a deputada Flávia Morais (PDT-GO). O deputado Mauricio Dziedricki (PTB-RS) foi eleito para a 2ª vice. Os deputados tiveram 18 votos a favor e um voto em branco.

  

O deputado Léo Motta (PSL-MG) foi eleito, na quarta-feira (13), presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. Márcio Labre (PSL-RJ) será o 1º vice – não houve candidatos a 2º e 3º vices.

 

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara elegeu na quarta-feira (13) seu novo presidente: o deputado Fausto Pinato (PP-SP). Para a 1ª vice-presidência, foi eleito o deputado Neri Gueller (PP-MT); para a 2ª vice, Luiz Nishimori (PR-PR) e, para a 3ª vice, José Mário Schreimer (DEM-GO). Os deputados foram eleitos com 45 votos a favor e 2 brancos.

 

O deputado Eli Corrêa Filho (DEM-SP) é o novo presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara.

 

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, da Câmara, elegeu na quarta-feira (13) seu novo presidente: o deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA). O 1º vice-presidente será o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA).

 

O deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB) foi eleito na quarta-feira (13) presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. A 1ª vice-presidente será a deputada Rose Modesto (PSDB-MS), e a 2ª vice será Alice Portugal (PCdoB-BA).

 

O deputado Átila Lins (PP-AM) foi escolhido para comandar a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, da Câmara. O deputado Sidney Leite (PSD-AM) foi eleito vice-presidente.

 

O deputado Silas Câmara (PRB-AM) foi eleito, na quarta-feira (13), presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados. Os três vice-presidentes serão escolhidos na próxima reunião do colegiado, no dia 20.

 

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, da Câmara, elegeu na quarta-feira (13) como presidente o deputado Bosco Saraiva (SD-AM). Para 1º vice, foi eleito o deputado Otaci Nascimento (SD-RR).

 

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado elegeu na quarta-feira (13) o deputado Capitão Augusto (PR-SP) para presidente. Para 1º vice-presidente, foi eleito o deputado Fernando Rodolfo (PR-PE); para 2º vice, o deputado Guilherme Derrite (PP-SP); e para 3º vice, o deputado Capitão Fábio Abreu (PR-PI).

 

O deputado Pr. Marco Feliciano (Pode-SP) foi eleito, na quarta-feira (13), para presidir a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara.

 

O deputado Sergio Souza (MDB-PR) foi eleito, na quarta-feira (13), presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. Giovani Feltes (MDB-RS) será o 1º vice; Júlio Cesar (PSD-PI), o 2º vice; e Vinicius Farah (MDB-RJ), o 3º vice.

 

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher elegeu por unanimidade, com 13 votos, a deputada Luisa Canziani (PTB-PR) para presidente do colegiado. Canziani é a mais jovem presidente de comissão na história do Parlamento. A presidente não estava presente, por estar em missão oficial, mas agradeceu a eleição por vídeo transmitido durante a sessão.

 

A Comissão de Turismo da Câmara elegeu hoje o deputado Newton Cardoso Jr. (MDB-MG) para presidi-la neste ano. O deputado foi eleito com 15 votos. O colegiado também elegeu os deputados Leur Lomanto Júnior (DEM-BA) para 1º vice-presidente, Herculano Passos (MDB-SP) para 2º vice-presidente e João Marcelo Souza (MDB-MA) para 3º vice-presidente.

 

O deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE) foi eleito hoje presidente da Comissão do Esporte da Câmara. O parlamentar recebeu os 15 votos do colegiado. A Comissão já escolheu seus três vice-presidentes: Danrlei de Deus Hinterholz (PSD-RS); Fabio Reis (MDB-SE); e Afonso Ham (PP-RS).

 

O deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP) foi eleito por unanimidade, com 11 votos, na quinta-feira (14), para a presidência da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da Câmara dos Deputados.

 

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional elegeu o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para presidir o colegiado. O deputado foi eleito com 25 votos. Oito parlamentares votaram em branco. A comissão elegeu também o deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP) para 1º vice-presidente.

 

A Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara dos Deputados, elegeu na quinta-feira (14) o deputado João Maia (PR-RN) para presidi-la neste ano. Maia foi eleito por unanimidade, com 18 votos. As eleições para a 1ª e 2ª vice-presidências serão realizadas posteriormente pelo colegiado.

 

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados elegeu na quinta-feira (14) sua nova presidente: a deputada Benedita da Silva (PT-RJ). Ela recebeu 11 de votos, e dois parlamentares votaram em branco. A deputada Maria do Rosário (PT-RS) foi eleita para a 1ª vice-presidência e a deputada Áurea Carolina (Psol-MG), para a 2ª vice.

 

A Comissão de Legislação Participativa (CLP) adiou para a próxima semana a escolha de seu presidente. A reunião foi encerrada por falta de quórum e reagendada para a próxima quarta-feira (20), às 14 horas. Ontem 14 comissões definiram seus dirigentes, ao longo desta manhã outros dez colegiados elegeram seus presidentes.

 

Em 2019, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, da Câmara dos Deputados, estará sob a direção da deputada Lídice da Mata (PSB-BA). A deputada foi eleita com 12 votos. A 1ª vice-presidência ficou com o deputado Denis Bezerra (PSB-CE).

 

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara será presidida neste ano pelo deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP). Foram 14 votos a favor e um branco. A eleição para vice-presidentes ocorrerá posteriormente.

 

A Comissão de Legislação Participativa (CLP) adiou para a próxima semana a escolha de seu presidente. A reunião foi encerrada por falta de quórum e reagendada para a próxima quarta-feira (20), às 14 horas. Ontem 14 comissões definiram seus dirigentes, ao longo desta manhã outros dez colegiados elegeram seus presidentes.

   

Fonte: Agência Câmara com adaptações da Assessoria Legislativa da CNC.