Sumário Econômico - 1584

AddToAny buttons

Compartilhe
Sumário_Econômico
Crédito
GECOM/PV

CNC projeta alta de 2,1% nas vendas para o Dia dos Pais - Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas do comércio varejista brasileiro relacionado ao Dia dos Pais deverá registrar alta de 2,1% neste ano, já descontada a inflação. A expectativa da entidade, portanto, é de que nessa data comemorativa as vendas cresçam pelo terceiro ano consecutivo. Ainda assim, mesmo levando-se em conta o desempenho dos últimos dois anos (+3,6% em 2017 e +4,1% no ano passado), o setor ainda não conseguiu retomar o ritmo de vendas apresentado antes da recessão, quando acumulou uma perda de 11,7.

Consulta pública do acordo setorial de produtos eletroeletrônicos - O Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio da Portaria MMA nº 464, colocou em consulta pública até 30/08/2019 a proposta de acordo setorial para implementação de sistema de logística reversa de produtos eletroeletrônicos de uso doméstico e seus componentes. Os produtos eletroeletrônicos objetos do acordo proposto são os equipamentos de uso próprio ou pessoal, residencial e/ou familiar, exclusivamente por pessoa física, cujo adequado funcionamento depende de corrente elétricas com tensão nominal não superior a 240 volts.

Operações de crédito do Sistema Financeiro Nacional crescem 1,2% no primeiro semestre - Dados mais recentes divulgados pelo Banco Central mostraram que o saldo das operações de crédito do sistema financeiro aumentou +0,4% em junho de 2019 contra o mês imediatamente anterior, após aumento de +0,5% em maio. O saldo total dos empréstimos e financiamentos alcançou o valor de R$ 3,3 trilhões no último resultado, representando 47,2% do Produto Interno Bruto (PIB). No acumulado dos últimos 12 meses encerrados em junho deste ano, a variação foi de +5,1%, 3,6 p.p. acima da variação de +1,2% observada no mesmo período em 2018. Corroborando com essa taxa positiva, em relação à comparação anual, no primeiro semestre do ano, houve um avanço de +1,2% no crédito.

Guerra comercial entre Estados Unidos e China avança - Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter encerrado, na primeira semana de agosto, um período de trégua que vinha se estabelecendo entre as duas maiores superpotências há cerca de um mês, a China permanece com postura defensiva, retaliando medidas que são contra os seus produtos, e desvaloriza ainda mais o yuan frente ao dólar. A decisão recente tomada por Trump tem cunho protecionista e busca fazer com que a hegemonia mundial norte- -americana seja mantida. Como já vem fazendo por quase dois anos, o presidente anunciou que irá impor novas tarifas de 10% sobre US$ 300 bilhões em produtos chineses, podendo chegar a até 25%.