Webinar marca início do Ciclo Segs 2021 na consolidação da excelência sindical do Sistema Comércio

Compartilhe essa publicação:

A Divisão Sindical da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) deu início, no dia 4 de fevereiro, ao Ciclo Segs 2021– rodada anual de melhorias do Sistema de Excelência em Gestão Sindical – Segs, que auxilia na gerência das entidades com o aperfeiçoamento de práticas de gestão e atuação sindical. 

O programa desenvolve líderes e executivos sindicais com o objetivo de capacitá-los para a atuação na defesa dos interesses das empresas representadas, sendo dividido em seis eixos: relações sindicais, atuação legislativa, comunicação institucional, atuação gerencial, produtos e serviços, e representação.

Um webinar reuniu 23 multiplicadores de cada Federação do Comércio nos Estados e alinhou as expectativas para as atividades deste ano. A apresentação foi feita pelos colaboradores da Divisão Sindical (DS) João Braga e Mateus Dornelas. Serão três encontros nesse formato, sendo os outros dois sobre plano de ação e sobre lições aprendidas.

Nesse primeiro webinar, foi reforçado o papel do multiplicador, na busca de novas soluções com foco na inovação para aplicar nos sindicatos; foram repassados os pontos do PDCA (Planejar, Fazer, Checar e Agir) e apresentados os processos de avaliação, planejamento de melhorias pelos planos de ação, com o cronograma e os novos critérios para certificação. O momento também serviu para que novos multiplicadores pudessem entender a dinâmica do ciclo de melhoria do Segs.

Estreando no grupo, Mycaella Medeiros, da Fecomércio-RN, afirmou que vai engajar ainda mais as equipes para chegar aos sindicatos de forma positiva e propositiva. “Todos aqui temos o mesmo objetivo, e é importante dividir e compartilhar os conhecimentos. Temos esse projeto como uma oportunidade tanto para o nosso planejamento estratégico da entidade como para gestão dos sindicatos”, sinalizou. 

Neste cenário de pandemia, percebeu-se ainda mais a necessidade de atuação contínua para defender os interesses dos representados. E o momento exige que as entidades estejam mais bem preparadas para que cumpram seu papel. Crys Moura, da Fecomércio-SE, lembrou como os aprendizados do Segs foram importantes nesta pandemia. 

“Estamos numa época que precisamos motivá-los, porque, se antes os desafios já existiam, imagine agora. E todo esse conhecimento é fundamental para momentos como esse. Sempre que tem um novo ciclo, ficamos atentos para saber como podemos atender melhor os sindicatos”, destacou. Ela reforçou que, em seu estado, a Federação está sempre buscando produtos e serviços que possam ser mais atrativos para os sindicatos e seus associados.

Para o especialista técnico da DS Mateus Dornelas, é preciso enxergar oportunidade em momentos pós-crise, estimular e engajar os sindicatos, colocando-nos sempre à disposição. “E aí está a função do multiplicador, de persistência na busca de novas soluções, com espírito de inovação, iniciativa e empreendedorismo”, reforçou.

Representando a Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor), Gianni Moreira acredita que um grande desafio neste período foi a rapidez em se adaptar ao novo modelo de trabalho, o home office, como ter uma base de tecnologia constante para atender os representados que estão em diversos lugares do País. “Nossa forma de nos relacionar com os representados, oferecer produtos, aumentar o associativismo e, com isso, manter o equilíbrio financeiro é um desafio constante. Temos agora que, diante deste momento do não presencial, resgatar a motivação dos sindicatos para participar do Ciclo Segs”, pontuou.

Sistema de Excelência em Gestão Sindical

O Segs incentiva o desenvolvimento dos Sindicatos e Federações com ações que proporcionam maiores e melhores resultados, por meio de avaliação e implantação de metodologias adequadas ao ambiente sindical. O programa retrata a realidade sindical, em um diagnóstico do grau de maturidade da entidade nos seis eixos de atuação sindical, avaliando os processos críticos relativos a cada eixo com questões e opções de resposta que identificam o nível de maturidade da entidade, gerando um diagnóstico completo da sua gestão.

Durante a apresentação, João Braga falou sobre as etapas principais do programa, como a avaliação da gestão do sindicato, capacitações exclusivas em nova plataforma de aprendizagem a ser disponibilizada pela CNC, além da disponibilização de sistemas on-line, como Sistema de Avaliação Sindical (SAS) e Sistema de Gestão de Objetivos (SGO), para indicadores e planos de ação.

Abertura de Ciclo Segs 2021 nas Federações

Representantes de 35 sindicatos afiliados à Fecomércio-SC participaram da abertura do Ciclo Segs 2021. Os técnicos da DS Mateus Dornelas e João Pedro Braga participaram do evento e divulgaram que uma das novidades previstas para este ano é a adoção do ciclo completo do Segs, conforme PDCA, desde avaliação, planejamento e execução das ações, controle e lições aprendidas. A programação da Fecomércio-SC prevê uma série de capacitações e webinars voltados aos representantes dos sindicatos.

Outra Federação que vai realizar a reunião de abertura do Ciclo Segs 2021 neste dia 10, com o apoio da CNC, é a Fecomércio-RN. As Federações que tenham interesse em iniciar o ciclo no seu estado, incluindo a capacitação nos sindicatos, podem procurar a Divisão Sindical da CNC para agendar a reunião de abertura e início dos trabalhos.

Scroll to Top