Alunos da FacSenac-PE criam app para facilitar compras de idosos, PCDs e grupos de risco

Compartilhe:

Alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac Pernambuco desenvolveram um aplicativo para conectar voluntários de compras, compradores e empreendedores no contexto da pandemia de covid-19 e do pós.

O aplicativo Contigo nasceu na disciplina de Design de Interação do curso e foi impulsionado durante o Desafio Quarentena, maratona do Porto Digital para solucionar problemáticas comuns que surgiram nesta época de isolamento social. Além dele, mais outras três ferramentas foram desenvolvidas por alunos da instituição dentro da maratona do polo tecnológico.

Inclusão digital

Concebido pela equipe Quick Results, o app foi primeiro lugar na área de Inclusão Digital e terceiro lugar geral do Desafio Quarentena. A ideia inicial da ferramenta é conectar grupos de risco, idosos, pessoas com deficiência (PCDs) e famílias que trabalhem fora o dia inteiro a voluntários que possam ajudá-los na realização de atividades típicas do dia a dia, como compras ou idas a mercados, farmácias ou lotéricas.

“O maior fator do Contigo está voltado à empatia. Contigo quer dizer estar com você, estar ao seu lado, e a ideia é justamente ir de forma digital com essa pessoa quando ela não pode ir”, sublinha Vitor Matheus, integrante da equipe e aluno do primeiro semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FacSenac-PE.

A ideia do aplicativo é fortalecer as pequenas lojas do comércio local, que não têm condições de desenvolver e entrar em ferramentas de e-commerce, para que esses empreendedores possam cadastrar promoções e anúncios na plataforma, a fim de atingir os seus públicos de interesse.

De acordo com Matheus, a possibilidade de interação com o mercado e a busca de conhecimentos foram fatores importantes na jornada de concepção do novo aplicativo. “Até o ano passado, eu não mexia em nada digital. E a imersão que a faculdade trouxe fez com que a gente estudasse até mesmo conteúdo não visto para melhorar o projeto. Já na área profissional, o maior benefício foi fazer um networking com pessoas que estarão conosco no mercado daqui a alguns anos”, comenta.

Para Carlos Calado, diretor da Faculdade Senac Pernambuco, a maratona, a competição saudável e a possibilidade de interagir com outros projetos do mercado são pontos positivos. “Ajua no amadurecimento, na vivência acadêmica e na motivação. São alunos ainda de primeiro período, mas que, com a mentoria adequada, já demonstram grande potencial nesse aprender fazendo”, enfatiza.

O projeto será apresentado ao mercado pelo Porto Digital, para despertar o interesse de empresas parceiras que desejem seguir com a produção do aplicativo.

Maratona digital – O Desafio Quarentena foi uma maratona de ideação e prototipação realizada pelo Porto Digital com a participação de instituições de ensino, entre os dias 13 e 31 de julho.

Realizado de maneira totalmente remota, com o uso de ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), o desafio colocado aos estudantes foi o de criar soluções para problemáticas vividas nesta época de pandemia e isolamento social, nas áreas de saúde, empregabilidade e inclusão digital. Os projetos contaram com a mentoria de 13 especialistas do Porto Digital para serem desenvolvidos.

Leia mais

Scroll to Top