Cetur se reúne para apresentação de nova modalidade de financiamento voltada ao turismo

Compartilhe essa publicação:

28/02/2020

Os empresários do setor de turismo terão uma nova oportunidade de acesso ao crédito, mediada pela Agência de Fomento do Estado do Tocantins, de acordo com a apresentação ocorrida na reunião extraordinária do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Fecomércio-TO, em 27 de fevereiro. O financiamento chamado de Fungetur estará disponível até janeiro de 2021 e vai beneficiar empresas de micro, pequeno e médio portes (urbanas e rurais), com valores que chegam a R$ 300 mil reais.

A linha de crédito tem o objetivo de viabilizar recursos para financiamentos de capital fixo, compreendendo as obras civis para implantação, ampliação, modernização e reforma, bem como a aquisição de máquinas e equipamentos, com associação de capital de giro para empreendimentos de finalidade ou interesse do turismo tocantinense.

O secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lyra, que participou da reunião, disse que o governo quer garantir aos empreendedores o acesso ao crédito. “Uma das maneiras que encontramos é a desburocratização. Além disso, nós iremos fazer uma cartilha para esclarecer os critérios para os interessados. Mas, perto das linhas convencionais, os atrativos são as taxas de juros que são abaixo da média de mercado e a facilidade para empresas com pouco tempo de existência ter acesso a esse capital”.

Para o presidente interino da Fecomércio-TO, Domingos Tavares, o setor de turismo poderá ser impulsionado com esta ação. “Nós ficamos felizes por sermos parceiros e termos a oportunidade de divulgar para os empresários do setor esta nova linha de crédito, que acredito irá possibilitar principalmente aos pequenos negócios novas aquisições e melhorias em seus estabelecimentos, além de ter capital de giro”, ressaltou.

Presente na reunião, o presidente do Cetur, Cristiano Rodrigues, reafirmou o compromisso do conselho de turismo. “É muito importante a participação do Cetur neste processo, pois é por meio da Fecomércio que temos o contato direto com os empresários, e nós estamos à disposição tanto da Agência de Fomento quanto da Secretária de Indústria e Comércio e da Adetuc (Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa) para fazer essa aproximação. Nós precisamos fazer que de fato esses recursos cheguem a quem ele se destina, gerando assim emprego e renda no Estado; e é nosso papel trabalhar nesse sentido. Essa é uma grande oportunidade para os empresários do turismo fomentarem seus negócios”, afirmou.

As informações sobre esta modalidade de crédito, bem como as simulações, podem ser obtidas pelo site da Agência de Fomento ou em uma das agências físicas do órgão.

Scroll to Top