Desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro contará com maquiagem de alunos do Senac 

Compartilhe:

20/01/2020

Como os cariocas gostam de dizer, o maior espetáculo da Terra, o Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro contará novamente, neste ano, com uma parceria que deu certo. Os alunos do curso de maquiagem do Senac-RJ estarão, no dia 23 de fevereiro, maquiando cerca de 1,2 mil integrantes da escola Unidos do Viradouro, que foi vice-campeã em 2019. As maquiadoras Christina Gall e Juranda Xavier vão coordenar cerca de 120 alunos e ex-alunos ao lado da equipe de maquiagem artística da escola. A atividade funciona como laboratório para os estudantes, permitindo a vivência profissional em um dos maiores eventos do planeta. 

As duas profissionais também integram a equipe de maquiagem da Viradouro junto com Diogo Lisboa, que assina a coordenação de artístico e efeito especial. Em 2019, as duas e os alunos do Senac-RJ inovaram na maquiagem dos componentes da escola e receberam o título de Melhor Maquiador Artístico da Revista Plumas e Paetês, que há 15 anos premia quem trabalha na produção do carnaval carioca. 

Antes do desfile, os três profissionais vão participar de palestras e oficinas na unidade Senac Copacabana para apresentar o tema e capacitar os alunos para o grande dia. Haverá palestra de sensibilização no dia 28 de janeiro, para demonstração prática de maquiagem artística e da experiência vivida pelo grupo anterior no carnaval de 2019, além de oficinas, distribuídas em dois grupos, nos dias 4 e 5 de fevereiro, para treinamento com aplicação das técnicas que serão utilizadas este ano na Unidos do Viradouro.

A atividade se insere na metodologia de ensino do Senac-RJ, que adota sempre o ensino prático. Na qualificação de Maquiador, o aluno aprende a aplicação técnica de produtos cosméticos e utilização de recursos artísticos a partir de uma intenção, aplicando o conceito de Beleza Integrada. Desta forma, a equipe da escola assegura que a maquiagem dos componentes do desfile estará alinhada à mensagem de ala ou de cada fantasia. A experiência desse trabalho na avenida contribui para o portfólio profissional desses maquiadores. 

Leia mais

Scroll to Top