Entidades do comércio potiguar analisam cenários durante a pandemia

Compartilhe:

28/05/2020

“O comportamento do comércio potiguar diante da pandemia do novo coronavírus e as expectativas para a retomada da economia” foi tema da primeira transmissão ao vivo via Youtube promovida pelas entidades do comércio do Estado, sob a liderança da Fecomércio, na tarde de quarta-feira, 27. O presidente Marcelo Queiroz foi o mediador da conversa, que teve a participação dos presidentes da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado, Afrânio Miranda; da Federação das Associações Comerciais do RN (Facern), Itamar Manso Maciel; da Associação Comercial do Estado (ACRN), Schiavo Álvares; e da vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), Maria Luísa Fontes.

Como forma de mostrar ao público que assistiu à live a situação difícil em que se encontra a economia potiguar, Marcelo Queiroz apresentou números do segmento do comércio varejista potiguar durante a pandemia. “Cerca de 47% dos estabelecimentos autorizados a funcionar, por serem considerados essenciais de acordo com os decretos governamentais, tiveram queda de mais de 70% das receitas. Para se ter uma ideia, entre os meses de março e abril, o setor do comércio varejista deixou de faturar no Rio Grande do Norte R$ 136 milhões”, avaliou Queiroz.

Já as empresas que não são consideradas essenciais pelos decretos estaduais totalizam 46 mil. “Elas respondem por nada menos do que 51 mil empregos e pagam algo em torno de 60 milhões de reais em salários, todos os meses. É com essas empresas e com esses postos de trabalho a nossa maior preocupação”, acrescentou ele.

O presidente da ACRN, Schiavo Álvares, lembrou e destacou como positiva a criação de um Comitê Econômico, formado pelas entidades empresariais e o Governo do Estado, que teve como resultado o Plano de Retomada Gradual da Economia, documento que teve, inclusive, o parecer favorável do Comitê de Saúde da Sesap. “Existe uma possibilidade de voltar, com segurança, à abertura do comércio. Teremos que aprender a conviver com a covid-19 e orientar o comércio como um todo, com o que a OMS recomenda”, comentou.

Turismo

O setor do turismo foi um dos mais impactados pela pandemia do novo coronavírus, e o tema foi apresentado durante a live da Fecomércio. “O Turismo foi o primeiro a sofrer os efeitos e será um dos últimos setores a voltar. Não temos receita de bolo, mas temos que montar soluções”, disse Itamar Manso Maciel.

A vice-presidente da CDL Natal, Maria Luísa Fontes, apontou que uma das saídas é fomentar o turismo local. “O povo potiguar deve priorizar o consumo interno, as pequenas pousadas, bares, restaurantes, gerando riquezas dentro do Estado”, afirmou e foi complementada por Schiavo, que acredita que o Governo do Estado deve trabalhar a publicidade para movimentar o turismo interno.

Protocolo

O presidente Marcelo Queiroz adiantou que o Senac-RN, Sebrae, Secretaria de Turismo estadual e outras instituições do segmento estão elaborando um protocolo de retomada e procedimentos a serem adotados pelo segmento do turismo. Os dirigentes também analisaram como o comércio e o consumidor vão se comportar pós-pandemia. Para Maria Luísa, o comércio tem que demonstrar segurança ao receber o cliente e apresentar as medidas que estão tomando.

“O que fica claro é que o comércio eletrônico veio para ficar. Ninguém estava preparado para a pandemia, mas temos que agir, e rápido. Se tiver dúvidas de como entrar no mercado on-line, as entidades como CDL, Senac, Sebrae estão prontas para ajudar, gratuitamente”, reforçou. “É um novo comércio, um novo cliente”, declarou Queiroz.

Durante a live, os representantes das entidades empresariais responderam a perguntas enviadas pelo público. Se você perdeu a transmissão ao vivo, basta acessar o canal no Youtube da Fecomércio-RN (youtube.com/SistemaFecomercioRN) e conferir todo o conteúdo.

Leia mais

Scroll to Top