Fecomércio-AC participa de live sobre turismo no pós-pandemia

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A Fecomércio-AC participou da Bússola Live “Turismo no pós-pandemia: novos protocolos e possibilidades”, promovida pelo Grupo FSB e pela Exame. A conversa reuniu lideranças do setor turístico para debater o futuro e detalhar os desafios de mercado.

De acordo com João Bosco Nunes, coordenador de Turismo do Sistema Fecomércio-AC, o momento é justamente de dialogar sobre a volta do setor num futuro próximo. “Temos de entender que novos protocolos de biossegurança e oportunidades devem ser seguidos. A retomada tem de vir de um modo seguro, e precisamos agora entender qual será o consumo do turista após esse momento delicado que vivemos”, afirmou.

O turismo deve ter no verão uma oportunidade de intensificar a recuperação. De acordo com Alexandre Sampaio, diretor da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a estação vai marcar o encontro dos turistas brasileiros com as atrações domésticas. “A expectativa para o verão é a melhor possível, será o início da recuperação pela qual o turismo brasileiro vai passar no ano que vem”, destacou.

Além disso, a CNC calcula mensalmente as perdas do setor e vem identificando uma redução gradual dos prejuízos, com base na flexibilização e na reabertura gradual da economia. Apesar disso, o Turismo já acumula perdas de mais de R$ 207 bilhões, de março a agosto, período no qual foram fechados quase 50 mil estabelecimentos ligados à cadeia turística. “A tendência é que o faturamento real do setor encolha cerca de 38% neste ano, com perspectiva de volta ao nível pré-pandemia somente no terceiro trimestre de 2023”, afirmou Sampaio, que também é responsável pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC e presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).

Apesar das dificuldades, os representantes do setor estão otimistas com o ritmo da reação do mercado. Sampaio disse que a recuperação deve ser lenta, mas sólida. “Estamos todos encarando esse momento com muita seriedade, e, nesse contexto, as iniciativas do Sistema têm sido essenciais, como as realizadas pelo Sesc e pelo Senac, com cursos que permitem reciclar os funcionários e deixá-los aptos a atender o público dentro das novas exigências e recomendações sanitárias.”

Além de Sampaio, participaram do debate Gervasio Tanabe, presidente executivo da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp); João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio; e Sandro Fernandes, CEO do Bondinho Pão de Açúcar. Eles também acreditam que a tendência é de uma retomada gradual, impulsionada pelo mercado doméstico.

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