Fecomércio-AL e Consulado Argentino assinam protocolo de intenções para criar Câmara de Comércio

Compartilhe:

17/12/2019

Pequenos empresários, distribuidores e atacadistas de Alagoas terão uma nova opção de importar produtos da Argentina pelo Porto de Suape, com valores mais atrativos. A Fecomércio-AL assinou, na sua sede, um protocolo de intenções com o Consulado da Argentina em Recife, para facilitar essas compras e criar a Câmara de Comércio e Turismo Brasil Argentina, em Alagoas. 

O documento foi assinado pelos presidentes: do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Gilton Lima; do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Alagoas (Sincadeal), Valdomiro Feitosa; e do Sindicato dos Representantes Comerciais (Sirecom), Arthur Guillou; além do cônsul da Argentina em Recife, Alejando Funes Lastra, que esteve pela terceira vez na Federação. 

“Esse trabalho de importação com a Argentina foi iniciado pela Federação há um ano e terá continuidade. Queremos ver nosso comércio com cada vez mais opções e atrativos para todos”, disse Lima.

O consultor da Fecomércio-AL, Luiz André Barreto, explicou que a logística de compra de produtos do Sul é complexa e tem uma alta carga tributária, fazendo com que os empresários tenham que ter incentivos fiscais para reduzir esse custo. 

Segundo Barreto, ainda tem o custo terrestre, que é elevado. “Então, a Embaixada criou um programa que faz com que os exportadores argentinos deixem suas mercadorias inter prostradas no Porto de Suape. Essa mercadoria não é nacionalizada, ou seja, não são pagos os impostos. Ao invés do pequeno supermercado, atacadista ou distribuidor comprar um contêiner de uva passa, eles podem comprar um terço de uva passa que já está no porto. Isso facilita muito a vida do empresário”, explicou.  

A intenção da Fecomércio-AL é, por meio da Câmara, trazer o Tecon Suape para mostrar aos sindicatos como funciona essa operação, como a compra ocorre sem a bitributação e sem a diferença de impostos, que são grandes do Sul para o Nordeste. “Os exportadores argentinos estão fazendo esse fluxo justamente para facilitar as compras dos empresários do segmento de alimentos”, comentou.

Presente no evento, a deputada estadual Jó Pereira (MDB), integrante da Câmara, lembrou que o setor já obteve algumas conquistas, fazendo referência ao trabalho desempenhado entre a Fecomércio e a Frente Parlamentar que ela preside. “Somos uma trincheira em defesa do comércio. Toda legislação que chega na Casa é um trabalho conjunto com a assessoria jurídica da Fecomércio. Nós fazemos uma interlocução da legislação colocada na Casa com relação aos interesses do comércio. Atendemos os interesses do comércio, mas sem deixar de visualizar o interesse coletivo”, afirmou. 

A deputada parabenizou todos os atacadistas alagoanos por terem conseguido consolidar a rede de distribuição, formada, organizada e que tem condições de trazer a importação não apenas para atender o mercado de Alagoas, mas também o mercado no entorno pela localização geográfica privilegiada. “É muito importante que a gente amplie essa Câmara de Comércio não só para a Argentina, mas que seja uma Câmara com a América Latina”, ressaltou. 
 

Leia mais

Scroll to Top