Fecomércio-CE assina protocolo que institui selo de empresa amiga da segurança pública

Compartilhe:

19/12/2019

O comércio de bens, serviços e turismo do Ceará já pode aderir ao Selo Nacional Amigo da Segurança Pública, que foi lançado em 16 de dezembro no estado. A Parceria foi firmada com a assinatura de protocolo de intenções entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e a Fecomércio-CE.

O Selo é uma iniciativa da Senasp e faz parte de uma das ações da Secretaria para valorizar o profissional de segurança pública no País. O projeto identificará os estabelecimentos do setor que oferecem vantagens e descontos aos servidores da segurança pública na compra de produtos e serviços e tem o objetivo de criar uma grande rede de benefícios e valorização para aqueles que trabalham no segmento. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) também assinou o protocolo, em 26 de novembro.

Lideranças sindicais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará participaram do lançamento do Selo: o vice-presidente Administrativo da CNC, Luiz Gastão Bittencourt, e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), Manoel Linhares.

Valorização dos agentes de segurança pública

O presidente do Sistema Fecomércio-CE, Maurício Filizola, destacou a importância do projeto para o segmento. “Estamos muito felizes com essa colaboração do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Com essa parceria, temos algo que vai ser um legado de aproximação entre a área empresarial com as forças policiais, valorizando justamente aqueles que prestam serviços à sociedade”, afirmou.

Luiz Gastão Bittencourt defendeu a ampliação do projeto: “Nada mais justo, correto e digno que todos os cidadãos participem deste movimento voltado pra a valorização e respeito dos agentes de segurança pública”, disse. “O sistema irá defender a ideia que todo protetor da vida tenha vantagens, que são absolutamente justas e corretas”, enfatizou Gastão.

Para o Secretário Nacional de Segurança Pública, General Guilherme Theophilo, “todo mundo lucra: valoriza o profissional e é bom para o comércio. É uma parceria extremante importante para ambas as partes”, afirmou. “Desde que assumimos a Senasp, observamos que as forças policiais estavam desprestigiadas em vários sentidos. E, por isso, estamos elaborando iniciativas para levantar a autoestima dos profissionais de segurança pública com diversos projetos. O Selo Amigo da Segurança é uma ótima ideia que vem fortalecer e reconhecer o trabalho desses profissionais”, disse o secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo.

O setor hoteleiro de todo o País também aderiu ao projeto Selo Amigo da Segurança Pública. O protocolo foi assinado no dia 13 de dezembro, em Fortaleza, pelo secretário Guilherme Theophilo. Com o acordo, os estabelecimentos hoteleiros poderão aderir à iniciativa espontaneamente, conforme sua disposição, comprometendo-se a conceder gratuitamente serviços eletivos com água, sinal de wi-fi, entre outros, além de oferecer, a seu critério, descontos para esses profissionais em produtos, serviços ou pacotes que comercializem diretamente em suas centrais de vendas.

Para Manoel Linhares, da ABIH, o acordo, além de promover uma campanha de valorização institucional da segurança pública nacional, oferece ao empresário do ramo de hotelaria a possibilidade de desenvolver planejamento estratégico com foco nesse segmento.

Sobre o Selo Nacional Amigo da Segurança

O programa foi inspirado em iniciativas semelhantes que existem nos Estados Unidos, onde é comum empresas de serviços públicos e privados oferecerem descontos para os profissionais da área de segurança pública como forma de apoio ao segmento e uma maneira de diversificação dos negócios, já que também estão conquistando novos e fiéis clientes. No Brasil, a iniciativa foi lançada recentemente e caráter experimental no Distrito Federal, a partir de pacto entre a Fecomércio-DF, a Senasp e a Secretaria de Estado de Segurança Pública do DF.

Leia mais

Scroll to Top