Fecomércio-DF e sindicato de bares e restaurantes fazem campanha para evitar falências e desemprego

Compartilhe:

15/06/2020

Desde o fechamento do comércio no mês de março, o setor produtivo do Distrito Federal vem procurando amenizar os efeitos da crise no segmento de bares, hotéis e restaurantes. Já são 400 empresas falidas e 10 mil empregos perdidos. Em iniciativa com esse objetivo, a Fecomércio-DF e o Sindhobar lançaram o movimento Portas Abertas já, Retomada Segura, mais uma campanha para tentar reduzir o número de demissões e falências.

O presidente da Fecomércio, Francisco Maia, diz que as entidades prepararam um protocolo de segurança, visando à saúde dos funcionários e dos clientes. O importante, segundo ele, é que o empresário tenha uma perspectiva para retomar o seu negócio.

“Os bares e restaurantes são os que mais sofrem com a paralisação do comércio. Impossibilitados de abrir as portas, a maioria se vira como pode: fazendo delivery, vendas na internet ou take out. O importante agora é ter um parâmetro para evitar mais prejuízos. Por isso, estamos lançando campanhas e trabalhando com protocolo de reabertura, para que tudo ocorra seguindo normas de saúde, como uso de álcool em gel, máscaras, e respeitando o distanciamento e o número de clientes nos estabelecimentos”, enfatiza Maia.

O presidente do Sindhobar, Jael Antonio da Silva, informa que está sendo marcada uma reunião com o governador Ibaneis Rocha (MDB). Segundo ele, o objetivo da campanha é tentar criar uma sensibilidade para que o segmento volte com segurança, o mais rápido possível.

“Vamos conversar com o governador semana que vem, segunda-feira. Pedir que se estabeleça, ao menos, uma data para os empresários fazer planejamentos, comprar estoque e avisar os colaboradores”, diz.

“O empresário está desesperado, se não houver um norte, vamos ter mais 20 mil desempregados em espaço curto de tempo. Sem renda, o empreendedor não consegue cumprir com suas obrigações”, ressalta.

Leia mais

Scroll to Top