Fecomércio-MG age para amenizar efeitos do coronavírus no setor de comércio, serviços e turismo

Compartilhe essa publicação:

19/03/2020

A presidente interina da Fecomércio-MG, Maria Luiza Maia Oliveira, afirmou que a expansão do Covid-19 eleva a necessidade de adoção de medidas preventivas e coordenadas dos diversos setores da economia e segmentos do governo e da sociedade. Entretanto, os alarmismos devem ser evitados. Por isso, a entidade está atenta aos desdobramentos e os impactos humanos e materiais do avanço do vírus para adotar medidas e repassar orientações aos sindicatos, seus representados e colaboradores. Entre as ações já implementadas pela entidade estão a suspensão de eventos e viagens, a liberação de empregados identificados no grupo de risco e a determinação de trabalho no método de rodízio e home office (o teletrabalho, regulamentado pela Reforma Trabalhista).

“A Federação está empenhada em repassar ao seu público – interno e externo – informações para evitar a disseminação do vírus no Estado, método importante para a contenção da doença, além de esclarecer questões jurídicas trabalhistas, que abrangem o funcionamento e as atividades home office. Em paralelo, as equipes técnicas da entidade, tais como as áreas econômica e tributária estão trabalhando intensamente em interlocução com o governo de Minas Gerais para realizar um levantamento sobre os impactos econômicos dessa pandemia e elaborar estratégias para atenuar esses efeitos”, explica.

Ações em andamento

Ciente da grave realidade imposta pela expansão do Covid-19, a entidade tem promovido uma série de ações, em conjunto com a CNC, para auxiliar na recuperação econômica de Minas e do país. Entre essas medidas está a liberação de linhas de crédito diferenciadas, com isenção de juros, para garantir o fluxo de caixa/capital de giro das empresas (especialmente micros e pequenas) e a suspensão do recolhimento de tributos devidos a União, pelo prazo mínimo de três meses, implementando um programa de parcelamento com a exclusão total de multas e juros. A Federação ainda solicita ao governo estadual a suspensão do recolhimento dos tributos estaduais, a implementação de um novo programa de parcelamento dos respectivos tributos; bem como a prorrogação do prazo de validade de certidões negativas por mais de seis meses, visando a habilitação das empresas em processos licitatórios e geração de caixa.

Diante do cenário de incertezas, a Fecomércio MG também realiza um levantamento para mensurar os impactos econômicos da pandemia no setor terciário. O material será enviado à Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG), que acompanhará os desdobramentos e os efeitos do Covid-19 na economia mineira, junto ao Colégio de Representantes, do qual a Federação integra com outras entidades. “Essa análise subsidiará a Fecomércio MG a elaborar outros pleitos em relação às obrigações tributárias estaduais, ajudando, assim, as empresas a enfrentarem este difícil momento”, afirma Maria Luiza.

Todo o trabalho está sendo realizado concomitantemente com a CNC. A entidade, representante nacional do comércio de bens, serviços e turismo, vêm elaborando relatórios e apontando diretrizes para amenizar as perdas previstas em virtude da expansão do coronavírus no país, tendo entregue um conjunto de propostas ao governo federal, no dia 18 de março.

Scroll to Top