Fecomércio-PR recebe comitiva argentina da Província de Tucumán

Compartilhe:

O presidente da Fecomércio-PR, Darci Piana, e o diretor de Relações Internacionais da Federação, Rui Lemes, receberam, em 8 de dezembro, uma comitiva argentina liderada pelo governador da Província de Tucumán, Juan Luis Manzur. Ao lado da esposa, Sandra Mattar Sabio, e do presidente do Ente Autárquico Tucumán Turismo, Sebastián Giobellina, Manzur foi acompanhado pelo cônsul da Argentina em Curitiba, Pedro Ezequiel Marotta.

Um dos objetivos do encontro foi conhecer o trabalho realizado pela Fecomércio-PR, além de estreitar os laços entre o Paraná e a Província, para futuras relações comerciais entre as regiões. Rui Lemes fez uma breve apresentação à comitiva sobre o trabalho que vem sendo realizado pela Fecomércio com outros países, como o relacionamento que mantém com 40 consulados de representação no Estado; encontros de consulados e câmaras; acordos de cooperação; missões emissivas e receptivas; rodadas de negócios, entre outros.

Darci Piana ressaltou o trabalho das entidades que compõem o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-PR, além de citar a representatividade da Federação que representa 63% do PIB do estado e gera mais de três milhões de empregos. “Hoje debatemos um pouco sobre o turismo, um pouco do comércio bilateral e as oportunidades que poderão surgir a partir deste encontro”, enfatizou.

Somando forças

O governador da Província de Tucumán, Juan Luis Manzur, agradeceu a receptividade e se disse esperançoso com projetos futuros. “Agradeço a todos os que nos receberam nesta entidade de tamanha importância para o comércio, esse vínculo que criamos. Saio com esperança de um futuro melhor, somando forças, trabalhando juntos. E faremos tudo isso na medida em que possamos estar mais conectados”, pontuou.

Localizada no noroeste da Argentina, a Província da Tucumán tem como capital a cidade de San Miguel de Tucumán, local onde foi declarada a independência do país com relação à Espanha, em 1816. “Parece que estamos longe, mas estamos muito próximos do Paraná. O tempo de voo que temos entre Tucumán e Buenos Aires é o mesmo que entre Tucumán e Curitiba, ou seja, de duas horas e meia. A nossa ideia é usar isso estrategicamente, criando essa aproximação entre operadoras e agentes de turismo para que conheçam Curitiba e o Paraná como um todo e vice-versa”, completou o presidente do Ente Autárquico Tucumán Turismo, Sebastián Giobellina.

Os dirigentes também trocaram presentes. Piana entregou o Relatório de Gestão do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-PR 2019 e recebeu das mãos do governador da Província de Tucumán um livro sobre a história da Província e um poncho – símbolo indumentário popular local. “As portas de nossa casa estão abertas para a cidade de Tucumán”, finalizou Darci Piana.

Leia mais

Scroll to Top