Fecomércio-RJ, Firjan e ABINEE promovem seminário sobre logística reversa de eletroeletrônicos

Compartilhe:

7/11/2019

A Fecomércio-RJ, a Firjan, e a ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) realizaram, em 06 de novembro, o seminário “Logística reversa de eletroeletrônicos”, no auditório da Firjan, no Rio de Janeiro. O objetivo do evento foi esclarecer ao setor empresarial fluminense os detalhes do Acordo Setorial Nacional de Logística Reversa de Produtos Eletroeletrônicos, assinado no último dia 31 de outubro, em Brasília (DF).

Henrique Mendes, representante da ABINEE, apresentou uma linha do tempo com o histórico das conquistas do Acordo Setorial, desde sua elaboração até sua assinatura. Mendes expôs também o trabalho da Green Eletron, instituição criada para gerir a logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos.

Já a especialista em meio ambiente da Firjan, Carolina Zoccoli, falou sobre as implicações desse movimento para o setor industrial e a cadeia produtiva. Enquanto Vinicius Crespo, especialista em meio ambiente da Fecomércio-RJ, apresentou as implicações legais da implementação do Acordo Setorial de Eletrodomésticos para os comerciantes e explicou como o setor pode se preparar para as implicações da logística reversa de eletrônicos. 

No quarto painel, o diretor da Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente LTDA (Coopama), Luiz Fernandes, mostrou sua perspectiva sobre o Acordo Setorial de Eletrodomésticos e falou sobre as diferenças entre a atuação dos comerciantes e das cooperativas de recicladores.

A Logística Reversa de Produtos Eletroeletrônicos é uma obrigação legal trazida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). O acordo determina as responsabilidades dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de equipamentos de uso doméstico, comercializados para pessoas físicas; além de apresenta a meta de destinação final adequada (preferencialmente a reciclagem) proporcional ao volume dos produtos colocados no mercado nacional.

Leia mais

Scroll to Top