Fecomércio-RN completa 71 anos de história

Compartilhe essa publicação:

10/01/2020

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio Grande do Norte (Fecomércio-RN) completa 71 anos de fundação nesta sexta-feira (10/01/2020). Em 1949, na então sede do Sindicato do Comércio Varejista – que funcionava na Rua João Pessoa –, a entidade foi criada para representar a classe patronal do comércio potiguar.

O reconhecimento como associação sindical pelo Ministério dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio aconteceu logo depois, em 28 de março do mesmo ano, como também a filiação à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), consolidando o seu funcionamento. A Carta Sindical, documento emitido pelo ministério, atesta que uma entidade pode falar pela categoria que representa.

O foco da Fecomércio-RN é defender os interesses dos segmentos do comércio de bens, serviços e turismo, além de fomentar a atividade econômica. À entidade, estão filiados 15 sindicatos patronais, sendo sete em Natal e oito no interior, nas cidades de Assú, Caicó, Currais Novos, Macaíba, Mossoró, Nova Cruz, Santa Cruz e São Paulo do Potengi.

Além disso, o Sistema Fecomércio-RN é hoje um dos maiores sistemas de desenvolvimento social com atuação nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e assistência, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc), sendo ainda a maior instituição de promoção da educação profissional voltada para o setor, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

“A Fecomércio chega aos 71 anos de história sendo a face mais visível e a voz mais firme dos empreendedores potiguares. É um orgulho presidir uma entidade cujas lutas representam os anseios e necessidades de um segmento que responde por 65% do PIB e mais de 70% dos empregos formais gerados no RN, que se atenta às modificações que causam impacto”, declarou o presidente da Federação, Marcelo Queiroz.

A Fecomércio atua também como representante do setor turístico e, pela importância da atividade na economia do Estado, instituiu a sua Câmara Empresarial do Turismo, órgão consultivo da Fecomércio, que reúne representantes de entidades empresariais do segmento a fim de debater e apresentar propostas ao poder público para fomentar a cadeia que movimenta mais de 50 setores no RN.

Outra importante ferramenta de atuação em prol do crescimento econômico são os assentos de representação que a Federação possui em órgãos colegiados federais, estaduais e municipais. Neles, os representantes da Fecomércio defendem os legítimos interesses e fazem valer a voz dos empreendedores potiguares.

Diante da necessidade de entender o mercado potiguar, a Fecomércio criou também um Departamento de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DEES), setor que realiza levantamentos socioeconômicos, com pesquisas de intenção de compras, perfil dos consumidores, movimentação em diversos eventos, dentre outros.

História

A primeira sede da Fecomércio-RN foi, provisoriamente, instalada no prédio situado na Avenida Duque de Caxias, no bairro da Ribeira, onde se concentrava a atividade comercial da cidade. O prédio, um palacete histórico com mais de 100 anos, mistura arte gótica, moura e clássica, já tendo abrigado o Instituto do Açúcar e do Álcool, e sedia, atualmente, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN RN). Depois da Ribeira, a sede da Fecomércio passou a funcionar no prédio do Sesc, na Cidade Alta, bairro vizinho.

Com o crescimento e fortalecimento da instituição, sempre defendendo os interesses da classe empresarial, e a instalação de um setor de economia e estatística, que entre outras atividades realizava as pesquisas conjunturais do comércio, a Federação passou a funcionar em sede própria, na Rua Apodi, e em seguida na Avenida Hermes da Fonseca, ambas no bairro do Tirol. Hoje, funciona na Avenida Alexandrino de Alencar, ao lado da unidade do Senac Alecrim. No mesmo local, também funcionam as Presidências dos Conselhos Regionais do Sesc e do Senac no Estado do RN.

Scroll to Top