Fecomércio-RN detalha protocolos para reabertura do comércio, serviços e turismo conforme portaria do governo

AddToAny buttons

Compartilhe
22 A 23 jun 20
Ex: 8h00 às 18h00
Botão - Tenho Interesse
Esse preenchimento não garante sua
inscrição. É apenas para fins de comunicação,
envio de novidades e informações sobre o
evento.
Crédito:
Fecomércio-RN
O plano de retomada contou com a Fecomércio-RN para elaboração.
Crédito
Fecomércio-RN

Diante da enorme necessidade da reabertura imediata do comércio e confiando que a autorização será confirmada pelo Governo do Estado no decreto a ser editado semana que vem, com validade a partir do próximo dia 25/06, a Fecomércio-RN dissemina as orientações estabelecidas na Fase 1 do Plano de Retomada Gradual da Atividade Econômica do RN, no pós-pandemia.

O plano foi regulamentado pela Portaria no 6/2020, do Gabinete Civil e Secretarias de Estado da Saúde Pública e do Desenvolvimento Econômico, publicada no Diário Oficial do Estado, e estabelece a primeira fase do cronograma para retomada gradual responsável das atividades econômicas no Rio Grande do Norte, tendo como base o documento elaborado com a participação da Fecomércio-RN.

A portaria determina que serão inicialmente liberadas as atividades que tenham maior capacidade de controle de protocolos, que gerem pouca aglomeração e que se encontram economicamente em situação mais crítica.

A liberação do funcionamento de lojas, estabelecimentos comerciais e espaços de prestação de serviços está condicionada ao cumprimento de protocolos específicos de segurança sanitária.

"Nossa equipe técnica preparou este material, que está bem detalhado, para que as empresas possam fazer os seus últimos ajustes, de modo a poderem reabrir suas portas, tomando as providências necessárias para a adoção de todas as ações transversais e regras de convívio estabelecidas pelo Plano e que o momento exige", explicou o presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz.

O Plano de Retomada está dividido em quatro fases, com intervalos de 14 dias entre cada uma delas. Esta primeira fase vai de 26 de junho a 7 de julho, período subdividido em três frações. (veja no site da Fecomércio-RN).

Plano de Retomada Gradual

O Plano de Retomada Gradual da Atividade Econômica do RN no pós-pandemia foi elaborado pela Fecomércio-RN, Fiern, Faern, Fetronor e Sebrae, com o apoio da FCDL RN, da CDL Natal, da Facern e da Associação Comercial do RN, e apresentado à governadora Fátima Bezerra no dia 5 de maio.

O documento é composto por um conjunto de propostas e de protocolos para direcionar a volta do funcionamento, de forma progressiva e segura, das atividades econômicas no Estado, a partir do momento que os decretos estaduais determinem a flexibilização do isolamento social, em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Foi, inclusive, referendado pelo Comitê de Especialistas da Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte, que emitiu parecer técnico favorável ao plano, afirmando que este “apresenta boa qualidade técnica e demonstra um esforço articulado do setor produtivo na elaboração do documento.