Fecomércio-RN promove inclusão digital de alunos do Sesc

AddToAny buttons

Compartilhe
23 A 24 ago 19
Ex: 8h00 às 18h00
Botão - Tenho Interesse
Esse preenchimento não garante sua
inscrição. É apenas para fins de comunicação,
envio de novidades e informações sobre o
evento.
Parceria com o Instituto Campus Party beneficiará 300 jovens
Parceria com o Instituto Campus Party beneficiará 300 jovens
Crédito
Assessoria de Comunicação da Presidência do Sistema Fecomércio RN

23/08/2019

O presidente do Sistema Fecomércio-RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, assinou convênio que vai beneficiar cerca de 300 jovens, com idades entre 10 e 18 anos, por meio da transformação social com a utilização da tecnologia e inovação. Trata-se do Projeto Include, idealizado pelo Instituto Campus Party e que conta com suporte da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto Metrópole Digital, e da Cooperativa de Crédito Sicoob/CredSuper.

Na prática, os jovens, alunos do Sesc e selecionados na comunidade, terão aulas de computação, robótica educacional, programação, segurança de rede, games e realidade aumentada, entre outras. “Nosso foco é dar acesso a esses jovens, de forma gratuita, ao mundo da tecnologia, de maneira democrática e inclusiva. Isso terá grande impacto na formação deles, além de elevar bastante as chances de inserção no mercado de trabalho”, afirmou Queiroz.

As inscrições encontram-se abertas, e para participar é necessário acessar o site institutocampusparty.org.br/inscricao. A escola do Sesc Potilândia foi o local escolhido para a implantação do projeto em Nova Descoberta. A ideia central é identificar talentos nas localidades menos favorecidas socialmente e criar condições para que os jovens possam desenvolver suas habilidades em tecnologia.

Formação de jovens

Em sua primeira etapa, que terá duração de 24 meses, o projeto possibilitará a formação de aproximadamente 300 jovens. O espaço onde funcionará o laboratório tecnológico foi totalmente reformado para a realização das aulas. “A parceria é tão exitosa, que eles modificaram o projeto para incluir o Sesc, e nossa ideia é estendermos a iniciativa para outras localidades do Estado, como também vermos a possibilidade de ser abraçado nacionalmente pelo Sesc”, destacou Marcelo Queiroz.

A solenidade de assinatura da parceria contou com as presenças do diretor Nacional do Sesc, Carlos Artexes; do prefeito de Natal, Álvaro Dias; do presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia; do reitor da UFRN, José Daniel Diniz; do diretor da Siccob/CredSuper, Manoel Santa Rosa Macedo; do secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, Jaime Calado, que representou a governadora Fátima Bezerra; e da ex-reitora da UFRN, Ângela Paiva, que foi a precursora dos entendimentos em torno da parceria.

“Hoje é um dia muito importante, porque, cada vez que nós inauguramos um laboratório como este, sabemos que a partir deste dia vamos mudar a vida dos jovens que terão aulas aqui. Essa garotada vai ver o que é uma impressora 3D, vai poder manuseá-la, vai ver o que é um drone, vai aprender a dirigir um drone. São coisas que normalmente eles não teriam acesso, e aqui vão ter esta oportunidade. Vamos também identificar crianças e adolescentes com altos níveis de QI e a partir disso desenvolver suas habilidades. Por isso, agradeço ao Sistema Fecomércio-RN, ao Sesc, pela parceria, para que possamos promover isso”, afirmou Ângela.

A escola Sesc Potilândia atende aproximadamente 604 alunos, distribuídos nas modalidades de educação básica infantil, fundamental e educação de jovens e adultos (EJA). São oferecidas aulas de inglês, música, arte e informática, tudo isso em uma estrutura que conta com biblioteca, ginásio poliesportivo, comedoria, parque aquático e sala de informática.

Campus Party

Antes da solenidade no Sesc Potilândia, atendendo a convite do presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, o presidente Marcelo Queiroz fez uma visita à Campus Party Natal 2019, que foi realizada até 18 de agosto, no Centro de Convenções de Natal.

Queiroz foi apresentado à estrutura e a alguns dos participantes do evento, que é um dos maiores e mais festejados do meio acadêmico mundial.

No espaço, com foco na troca de informações, conhecimento, negócios e inovação, circularam cerca de 65 mil pessoas, que, entre outras coisas, participaram dos mais de 45 workshops e 141 conferências. “É impressionante. É um espaço democrático, aberto e totalmente alinhado com as visões modernas de mercado, conhecimento, gestão e inovação. É um mundo arrebatador e fascinante”, ressaltou Queiroz.