Fecomércio-SC e Senac-SC lançam novo portal do Observatório do Turismo

Compartilhe essa publicação:

A Fecomércio-SC e o Senac-SC lançam, nesta terça-feira (22), o novo portal Observatório do Turismo de Santa Catarina. O evento virtual acontece às 17 horas com a palestra “O Reposicionamento do Turismo Catarinense”, apresentada por Marco Aurélio Floriani – presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio SC. A transmissão ao vivo acontece tanto no Facebook quanto no canal do YouTube do Observatório.

O novo portal foi reestruturado para atender às demandas das 13 regiões turísticas do Estado, bem como oferecer indicadores, dados e estudos sobre este segmento. São informações estratégicas para avaliar o desempenho do setor turístico em Santa Catarina, além de orientar no planejamento e assertividade na gestão dos negócios nesta área de atuação.

“O Observatório de Turismo entra em uma nova fase, alinhada às mudanças que o próprio setor está vivendo. O novo portal reflete este momento, abrindo mais espaço para as IGRs, que amadureceram com os programas Turismo em Movimento e DisrupTur, ganhando mais conhecimento para enfrentar este cenário de incertezas. Além de disponibilizar indicadores e conteúdos desenvolvidos por especialistas, que facilitam a compreensão do ecossistema turístico e a tomada de decisão”, afirma Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio-SC.

Com o aprimoramento do Observatório do Turismo de Santa Catarina, esta sistematização permite não só traçar o panorama completo do turismo catarinense, como também o desenvolvimento de políticas públicas e privadas para fortalecer a cadeia produtiva com investimentos no setor.

“O Observatório já é um importante instrumento para o desenvolvimento do turismo catarinense. Com o novo portal, estamos triplicando nossa capacidade de atuação e extensão de ajuda às regiões do Estado”, analisa Luis Fernando Albalustro, gestor do Observatório do Turismo SC.

Layout repaginado

O novo portal Observatório do Turismo de Santa Catarina apresenta um layout repaginado e intuitivo, com fácil acesso aos conteúdos relevantes para consultas de empresários, entidades ligadas ao setor, pesquisadores, acadêmicos, visitantes e interessados em conhecer melhor o segmento turístico em Santa Catarina.

“O Observatório do Turismo é um catalisador de oportunidades que ajuda a disseminar soluções para toda a cadeia produtiva. O novo portal funcionará como uma ferramenta de auxílio para a atividade  e o próprio turista, atendendo às demandas do mercado. O turismo tem potencial de ser uma das principais matrizes econômicas de Santa Catarina, pois envolve direta e indiretamente muitos outros segmentos. Temos uma vocação natural, mas precisamos fortalecer as IGRs e promover nossos destinos de forma estratégica”, analisa Helio Dagnoni, vice-presidente de Turismo da Fecomércio-SC.

Além das pesquisas e monitoramento de indicadores, a ferramenta também traz perfis dos municípios com potencial turístico no Estado. Cerca de 100 cidades catarinenses disponibilizaram informações e imagens para a nova ferramenta, que contará referências detalhadas sobre história, cultura, entretenimento, atrativos e gastronomia local.

O site contará, ainda, com espaço para calendário de eventos das Instâncias de Governança Regionais (IGRs). Dessa forma, a atualização do portal acontece de maneira dinâmica com o auxílio dos principais atores deste ecossistema, com a ampliação constante da base de dados para conhecer melhor e também para acompanhar o comportamento do setor.

O novo portal Observatório do Turismo de Santa Catarina oferece também tour virtual, mapa interativo, publicações e conteúdo inédito com a curadoria de professores do Senac-SC sobre temas de interesse como destinos turísticos, hotelaria, eventos, bares e restaurantes, qualificação, legislação e muito mais.

Para conferir, acesse http://www.observasctur.com.br 

Scroll to Top