Mercado de seguros demonstra pessimismo para 2020

Compartilhe:

Pesquisa realizada pela Fenacor indica que, em abril, pelo segundo mês seguido, executivos das principais empresas do setor de seguros permaneceram pessimistas. Segundo o consultor Francisco Galiza, responsável pelo estudo, esse resultado é “uma consequência direta, dentre outros fatores, da pandemia do coronavírus”.

O indicador ICES é calculado desde novembro de 2012. O nível apurado em abril (51,2 pontos) é o mais baixo no histórico dos números.

A Expectativas, para o mercado de seguros não é boa. Segundo a pesquisa, 42% das seguradoras, 12% dos corretores e 62% das resseguradoras creem que o crescimento da Economia Brasileira seja muito pior, para daqui a 6 meses.

Rentabilidade e faturamento do setor também foram avaliados.

Sobre o ICSS

O ICSS é um indicador mensal que mede a confiança do setor de seguros no Brasil. Esse indicador é o resultado de três variáveis: ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras), ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).

Todo final de mês são enviadas perguntas simples, de múltipla escolha, em que as empresas dizem sobre o que esperam que aconteça nos próximos seis meses, com relação a algumas variáveis relevantes do setor. Ao todo, aproximadamente 100 companhias são entrevistadas em cada oportunidade.

Embora todas as perguntas sejam de caráter institucional, as respostas das companhias não são divulgadas individualmente.

No seu cálculo, o indicador leva em conta três aspectos: economia brasileira, faturamento e rentabilidade de cada um dos setores citados.

Veja mais no site da Fenacor.

Leia mais

Scroll to Top