Mostra Sesc de Culturas se consolida como difusor das artes no Ceará

Compartilhe essa publicação:

Há mais de duas décadas, a Mostra Sesc de Culturas vem se consolidando como um dos maiores projetos de difusão das artes do Brasil. Em todas as edições, público e artistas vivenciaram múltiplas experiências estéticas e de imersão cultural, a partir do diálogo entre tradição e contemporaneidade. Nesse processo de evolução e de transformações, a mostra já incorporou novas linguagens, novos territórios e novas ações, como forma de se aproximar dos novos hábitos e comportamentos da sociedade.

Em 2020, não poderia ser diferente. Diante do atual cenário, a edição da Mostra Sesc de Culturas, que este ano será promovida de 1º a 8 de novembro, tem o desafio de ser realizada totalmente on-line, mas sem perder a essência de promover diálogos e propagar o que a nossa cultura tem de melhor, em suas mais variadas formas e vertentes. De suas casas, os espectadores terão a oportunidade de sentir todo aquele clima de emoção, diversão, orgulho e realização, que sempre se fez presente nos shows, espetáculos, encontros, exposições, bate-papos, apresentações de grupos de tradição e visitas aos museus orgânicos, dentre outras ações. 

A Mostra Sesc de Culturas será 100% made in Ceará, como culminância do Tudo em Casa Fecomércio, criado ainda no início do isolamento social como forma de levar cultura e lazer para adultos e crianças. Além disso, a iniciativa tem por objetivo fomentar os artistas e toda a cadeia produtiva que envolve a cultura do Ceará. De março até setembro, foram realizadas mais de 930 ações on-line, reunindo um público de mais de 488 mil pessoas. 

“Com o Tudo em Casa Fecomércio e, agora, com a Mostra Sesc de Culturas, queremos contribuir para a construção e a difusão da nossa identidade cultural. Dessa forma, vamos incentivar a valorização de nossas manifestações artísticas, além de promover a cultura popular cearense em um espaço digital, sem barreiras, que servirá de vitrine para o mundo”, explica Maurício Filizola, presidente da Fecomércio-CE.

 Se amostra na Mostra

 As ações serão transmitidas tanto no Youtube quanto no Instagram da mostra. E o público de qualquer lugar do mundo poderá conferir a programação completa no aplicativo Mostra Sesc de Culturas.

 A Mostra Sesc de Culturas realizará visitas guiadas em 360º graus das exposições Luzes de Candeias, de Jhoe Alecrim, Babel, de Rafael Vilarouca, e Ao Redor, de Lino Fly e Nívia Uchôa, com mediação dos próprios artistas. Eles, inclusive, participarão de um bate-papo criativo sobre diálogos e intersecções da arte fotográfica. 

Ceará multicultural

Nessa edição especial, a Mostra Sesc de Culturas inaugura um ambiente digital, oferecendo múltiplas experiências estéticas e formativas no âmbito da cultura, a partir de uma programação on-line que estará conectada, também, com outras plataformas e canais de difusão de conteúdo nas regiões do Cariri, Sertão Central e Ibiapaba. Serão mais de 70 atividades culturais, como forma de reforçar a pluralidade da cultura cearense. 

A programação musical será marcada pela participação de artistas como Nazirê, João do Crato e Marcus Caffé, que apresentará ao público o show Baião in Love, em homenagem ao compositor cearense Humberto Teixeira. Além disso, a cantora Camila Marieta, Os Bardos e Neopineo estarão na edição da mostra. 

Uma das novidades da Mostra Sesc de Culturas é a série de encontros virtuais na área de patrimônio, que tem como objetivo levantar ideias e questões sobre a campanha de reconhecimento da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade, a partir da parceria do Sistema Fecomércio e Fundação Casa Grande. Na ocasião, também serão debatidos temas como Museus Orgânicos, com a participação de Alemberg Quindins, e Turismo Cultural Responsável, com Junior Santos.

“E será assim que a Mostra Sesc de Culturas vai mostrar para o mundo o que a nossa arte tem de melhor, com uma programação que congrega as mais variadas manifestações e linguagens, como forma de contribuir para a construção e difusão da identidade cultural do Ceará. De qualquer lugar do mundo, todos terão a chance de conhecer os talentos da nossa gente”, destaca Maurício Filizola.

 

Scroll to Top