Pesquisa da Fenacor indica mercado otimista

AddToAny buttons

Compartilhe
02 A 03 ago 19
Ex: 8h00 às 18h00
Botão - Tenho Interesse
Esse preenchimento não garante sua
inscrição. É apenas para fins de comunicação,
envio de novidades e informações sobre o
evento.
O Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICSS) mede a confiança do mercado de seguros brasileiro
O Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICSS) mede a confiança do mercado de seguros brasileiro
Crédito
Divulgação/Fenacor

Estudo realizado pela Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) indica que a confiança do setor de seguros voltou a subir em julho, pelo segundo mês consecutivo, após manter tendência de queda entre março e maio. 

Em julho, a média dos indicadores se situou em aproximadamente 115 pontos, o que indica, por estar acima de 100 pontos, que corretores de seguros, seguradores e resseguradores estão mais otimistas. Contudo, ainda não estão no mesmo nível favorável de janeiro ou fevereiro, quando o indicador médio era de 130 pontos.

O Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICSS) é um indicador mensal que mede a confiança do mercado de seguros brasileiro. 

Esse indicador é o resultado de três variáveis: Ices (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras), Icer (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).

Metodologia

Ao fim de todos os meses, são enviadas perguntas simples, de múltipla escolha, em que as empresas dizem o que esperam que aconteça nos próximos seis meses, com relação a algumas variáveis relevantes do setor. Ao todo, aproximadamente 100 companhias são entrevistadas em cada oportunidade.

No seu cálculo, o indicador leva em conta três aspectos: economia brasileira, faturamento e rentabilidade de cada um dos setores citados. O ICSS é divulgado sempre na primeira semana de cada mês, tomando como referência os dados obtidos em pesquisa realizada na última semana do mês anterior.

A seguir, os últimos números obtidos.

Confira os números obtidos