Pierre Lucena ministra aula magna sobre inovação na Faculdade Senac-PE

Compartilhe:

10/03/2020

Fruto da parceria entre a Faculdade Senac Pernambuco e o Porto Digital, um dos maiores parques tecnológicos do País, duas turmas do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas participaram, em 09/03, da aula magna de início da graduação, no Recife, com o presidente do Porto Digital, professor Pierre Lucena.

Ao lado do presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-PE, Bernardo Peixoto, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Aluísio Lessa; e o secretário estadual de Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, também participaram.

A palestra de Pierre Lucena mostrou como é a estrutura do parque, as principais empresas, o cenário do mercado de TIC local e explicou como o projeto vai atender às necessidades de mão de obra. “Trabalhar em conjunto faz toda a diferença. Com essa parceria, vamos resolver os nossos problemas e contribuir para a inclusão social de 60 famílias”, avaliou Lucena.

Bernardo Peixoto, destacou a importância da iniciativa para a transformação social e econômica dos jovens. “A gente fica muito feliz em poder contribuir para a formação profissional de vocês, porque o Brasil precisa de pessoas capacitadas para se desenvolver”, ressaltou.

Para Aluísio Lessa, a área de Tecnologia da Comunicação e Informação (TIC) ainda é carente na formação de pessoas, um desafio não só estadual, mas nacional. “Esta turma está iniciando um caminho num momento de fragilidade econômica, e começar dentro de uma estrutura como a do Senac é um passo importante que o Governo de Pernambuco vem aqui para aplaudir. O Porto Digital tem mais de 320 empresas, com quase 3.500 vagas, e não tem gente preparada para assumir esses empregos. É um problema global, e vocês contam com a qualidade reconhecida que a Faculdade Senac tem”, afirmou Lessa. 

Alberes Lopes, mencionou como o Senac é parceiro da pasta em diversos projetos e programas de qualificação: “Sou testemunha do bom trabalho que o Senac faz, através dos seus cursos, para muitas pessoas”.

Oportunidades

Sessenta jovens de baixa renda terão formação gratuita durante todo o curso superior e a garantia de empregabilidade nas empresas embarcadas no Porto Digital, caso atendam a alguns critérios como desempenho acadêmico, entre outros.

Um deles será Kathlyn Letícia, de 17 anos. “Quero poder dar o melhor de mim, quero ser uma das mulheres nesse meio e que, através de mim, outras venham entrar nesse mercado e que mais pessoas queiram atuar”, disse.

Victor Matheus, de 22 anos, vê a seleção para a graduação como oportunidade de mudança. “Foi um divisor de águas na minha vida, e vejo nessa parceria entre Senac e Porto digital uma nova expectativa, que só encheu meus olhos. Já fui aluno de curso técnico do Sistema S, então sei que é o melhor possível. O Senac é capaz de trazer o que eu quero para minha vida profissional”, relatou.

O Porto Digital é um parque tecnológico localizado na cidade pernambucana do Recife com atuação nas áreas de tecnologia da informação e comunicação e economia criativa.

Leia mais

Leia mais

Scroll to Top