Presidente da Fenavist destaca importância da tecnologia para a superação da crise

Compartilhe:

“O setor sempre buscou tecnologia para combater o crime. E, hoje, nós estamos buscando tecnologia para combater um ser invisível, que é o vírus. No passado, eu não lembro de a gente ter tido um ser invisível que exigisse tanto do setor.” A constatação do presidente da Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist), Jeferson Nazário, foi a linha condutora do painel “A visão dos C-Levels sobre as soluções e tecnologias que auxiliam o retorno e recuperação da economia ao novo normal”. O debate abriu a programação da ISC Digital Experience no dia 21 de outubro

O presidente da Fenavist foi o mediador do painel, que contou com a participação do presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Segurança Eletrônica e Cursos de Formação do Estado de São Paulo (SESVESP), João Eliezer Palhuca, do presidente do Sindicato das Empresas de Escolta do Estado de São Paulo (SEMEESP), Autair Iuga, do presidente do Grupo Protege, Marcelo Baptista de Oliveira, e o do CEO da Segurpro, Regis Noronha.

Por cerca de duas horas, os players do segmento de segurança privada discutiram os impactos da pandemia de covid-19 no mercado e o futuro da atividade dentro do que tem sido chamado de novo normal. “A tecnologia e a economia futura. Como vamos conseguir chegar nessa conta? (…)como levarmos tudo isso em termos de tecnologia para o contratante em um momento tão delicado, o criminoso invisível (vírus da covid-19) está invadindo todos os locais a que nós prestamos serviços, para que ele (contratante) possa comprar isso na ponta, não só pelos valores, e sim pelo que está comprando? Como chegar até ele para que ele possa valorar isso e comprar os nossos serviços? A tecnologia ainda precisa dos seres humanos, que somos nós, nossas empresas”, argumentou Jeferson Nazário. 

Futuro

Para o presidente da Fenavist, o caminho que levará ao futuro da segurança privada passa por um grande desafio. “Como entregar serviço e não commodities. Hoje, o setor está assim. Sem nome, sem câmeras, é quantitativo, não o qualitativo. Esse é o desafio.”

Opinião semelhante à do empresário Marcelo Baptista. “Nós temos que discutir novos mercados. Esse é ponto. Então, nós estamos preparados. Nós estamos o tempo todo lutando com o mercado, tentando mostrar para o mercado o que temos na mão (…) o mercado futuro está aberto. Precisamos saber para onde vamos.”

A trajetória rumo ao futuro tem na aprovação do Estatuto da Segurança Privada uma grande esperança. Infelizmente, o projeto, que tramita há uma década no Congresso Nacional, está parado há dois anos enquanto aguarda-se a votação final pelo Plenário do Senado. Prejuízo incalculável para o segmento. “A aprovação do Estatuto trará segurança jurídica, hoje isso é um grande problema”, afirmou o presidente do SESVESP.

Nas considerações finais, Jeferson Nazário também reforçou a importância da aprovação do Estatuto da Segurança Privada, já que novos nichos de mercado serão abertos. Além disso, a nova legislação aumenta o combate às empresas clandestinas. “A segurança privada vai ampliar muito o nicho de mercado dela. Mas eu creio que, além de nós estarmos antenados nisso, eu conclamo todos para ficarmos antenados na reforma tributária que está aí. Eu creio que pode ser uma forma de regular melhor também a competitividade. Ou seja, todos vão pagar, pelo menos, da mesma forma. Aí, nivela essa competição tão canibal que a gente enfrenta, que muitas empresas fogem de pagar os impostos e concorrem com nossas empresas, que pagam todos os tributos e impostos”, concluiu.

ISC Experience Digital

A ISC Digital Experience marcou a primeira edição completamente digital da principal feira de soluções integradas de segurança do Brasil. O evento ocorreu nos dias 21 e 22 de outubro, com uma programação de discussões sobre os principais desafios e oportunidades do ecossistema de segurança integrada para segurança pública, patrimonial e privada.

Leia mais

Scroll to Top