Sesc Estação Saudade inaugurado no Paraná

Compartilhe:

17/12/2019

No dia que se comemoram os 120 anos da primeira viagem de trem a partir da Estação Ponta Grossa, em 16 de dezembro, o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-PR entrega à população dos Campos Gerais a unidade cultural Sesc Estação Saudade.

Tombado pela Curadoria de Patrimônio Histórico do Estado do Paraná e pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural desde 1990, o edifício da Estação Saudade, de propriedade do município de Ponta Grossa, foi cedido ao Sesc-PR – por meio da Lei Municipal –, por 25 anos, renovável por igual período.

“Este prédio foi extremamente importante para o Paraná e foi graças à ferrovia e à central ferroviária que este município e região se desenvolveram e se tornaram conhecidos dentro e fora do Brasil. A cessão da velha estação e bela construção de imensurável valor histórico foi um processo que envolveu diretamente o prefeito Marcelo Rangel, a vice-prefeita Elizabeth Schmidt e a Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, recebendo apoio unânime da população da região. Com a entrega da edificação restaurada e sua transformação em centro de cultura, cremos que proporcionaremos um salto de desenvolvimento ainda maior para Ponta Grossa, em função das intensas ações que serão promovidas”, ressaltou o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana.

A unidade cultural Sesc Estação Saudade tem 2.748 m2 de área construída para receber a população com programação cultural variada, incluindo ações de cinema, música, teatro, dança, biblioteca, exposições, museu, além dos cursos de qualificação profissional na área de gastronomia e hospitalidade e o Café Escola Estação Saudade. “O Sesc-PR reconhece a importância do conhecimento histórico para o constante desenvolvimento da humanidade e orgulha-se em poder restaurar a famosa estação de trem, que possui valor inestimável para todos os paranaenses. A instituição compromete-se em honrar a história deste patrimônio cultural com projetos culturais, de memórias, inovadores e vanguardistas”, enfatizou o diretor regional do Sesc-PR, Emerson Sextos.

A edificação

O prédio da Estação Saudade, inaugurado em 16 de dezembro de 1899, foi a principal estação da Companhia Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande do Sul, e dali partiam os trechos para o Norte e para o Sul do Brasil. Nas obras de restauro, que envolveram 37 restauradores e trabalhadores das áreas de construção civil, engenharia e arquitetura, foram preservados ou substituídos por peças iguais as madeiras de imbuia e pinho das esquadrias, pisos, forros, na escadaria e na bilheteria existente; os ferros utilizados na construção original dos pilares e os detalhes decorativos das esquadrias; os ladrilhos hidráulicos em piscos; os lambrequins de madeira na cobertura da plataforma; as telhas cerâmicas francesas da cobertura do edifício e a telha metálica da cobertura da plataforma e marquise da entrada e os elementos decorativos.

“A Estação Saudade por muitos anos ficou praticamente abandonada, inclusive vandalizada e palco do tráfico de drogas. Conseguimos trazer as famílias novamente para a praça, que assumiram o controle do nosso parque ambiental.”

Museu Ferroviário

O espaço também abrigará o Museu Ferroviário Francisco Burzio, uma homenagem ao médico que chegou a Ponta Grossa, em 1907, pela estação de trem. Foi responsável por trazer melhorias para as condições clínicas, promover inovações na área médica, auxiliou na fundação de hospitais e atendeu graciosamente os pobres da região, enquanto recebia pacientes de centros urbanos muito maiores.

Revitalização do entorno

A exemplo do que ocorreu em Curitiba e Londrina, o restauro da Estação Saudade pelo Sesc-PR motivará uma série de transformações em seu entorno. Chamado de Projeto Rua da Estação, a iniciativa é uma promoção conjunta da Fecomércio-PR, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) e da Prefeitura de Ponta Grossa, com apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa, da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios, Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, RPC, Rede Gastronômica dos Campos Gerais e Conselho Comunitário de Segurança.

O objetivo do projeto é aumentar a atratividade do espaço comercial e, com isso, agregar novos empreendimentos culturais, gastronômicos, de serviços e de entretenimento. De acordo com Piana, o projeto de revitalização da Rua da Estação segue em paralelo ao da Estação Saudade. “Estes dois projetos são do interesse de todos, e vemos a necessidade de envolvimento da população. Empresários e consumidores são protagonistas neste processo, e precisamos do seu engajamento”, destacou.

Leia mais

Scroll to Top