Sesc-MS reforça importância de manter calendário de vacinação atualizado

Compartilhe:

O Sesc-MS retomou parceria com Rotary Club de Campo Grande para reforçar o alerta para a importância do calendário de vacinação atualizado. O Dia D de Imunização aconteceu no dia 17 de outubro, quando todas as unidades de saúde de Campo Grande realizaram a vacinação.

Ao todo, 18 vacinas foram disponibilizadas à população. A Secretaria Estadual de Saúde alerta para a importância da imunização como forma de garantir o controle e a eliminação das doenças imunopreveníveis, como pólio, rubéola e síndrome da rubéola congênita. No Estado, 160 mil doses de vacina foram distribuídas para todos os municípios.

A campanha busca vacinar crianças de 12 meses a menores de 5 anos contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de área livre de circulação do vírus. A única forma de prevenção é manter a imunização. A meta é vacinar 95% das crianças nesta faixa etária.

Outro foco é atualizar as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Para isso, basta procurar as unidades de saúde, levando a carteira e documentos pessoais. As unidades mantêm protocolo de higienização e prevenção, com medidas para evitar a disseminação de covid-19, seguindo os protocolos de segurança recomendados pelo Ministério da Saúde.

Mobilização

Em Campo Grande, segundo informações da assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação pode ser feita em todas as 71 Unidades Básicas de Saúde, com atendimento das 7h às 17h. Este mesmo horário será mantido no sábado, dia 17, quando os postos continuarão abertos para atualização das vacinações.

O Rotary Club de Campo Grande atua todos os anos na mobilização de parceiros que ajudem no engajamento e na divulgação da multivacinação. “Precisamos mobilizar as pessoas, os pais a levarem seus filhos para se vacinar, preservando vidas e servindo de modelo de trabalho e união para as gerações futuras”, afirmou Alex Walber-Presidente, ano 2020/2021.

O Rotary Club de Campo Grande, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, participa com o projeto “Mato Grosso do Sul e Rotary Club de Campo Grande conectados pela saúde infantil”, visando conscientizar a população sobre a importância da vacinação para a proteção contra diversas doenças, no âmbito do Movimento Vacina Brasil, lançado no ano passado com o objetivo de combater as fake news e aumentar a cobertura vacinal da população.

Leia mais

Scroll to Top