Setor de serviços pernambucano recua em abril

Compartilhe essa publicação:

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de serviços pernambucano mostrou variação mensal negativa do indicador, caindo 20,56% em abril.

O valor é superior ao resultado nacional, que mostrou queda de 11,71%, superou o desempenho do mês anterior (-8,6 %), além de ser o maior valor para os meses de abril, desde 2011, quando iniciou a série histórica da pesquisa de serviços.

Já o indicador mensal inicia uma sequência de recuos consecutivos, com queda de 27,2%, em abril, mostrando aceleração dos prejuízos ante os -5,4% de março, criando um período de piora diante do quadro já crítico que passa o setor nos últimos anos, em que o desempenho oscila entre período de recuperação e deterioração.

Serviços – tipos

Em relação aos tipos de serviço, o destaque negativo mais uma vez se encontra no desempenho dos Serviços Prestados às Famílias, duramente afetado pelo quadro de consumo lento e em nível extremamente baixo, devido ao endividamento elevado, desemprego em crescimento e confiança ligada ao consumo cada vez menor.

A variação para este tipo de serviço foi de -74,9%, em abril, valor que pode ser ainda maior no mês seguinte em função da piora nas variáveis citadas inicialmente.

O segundo maior recuo ficou com os Transportes, Serviços Auxiliares aos Transportes e Correios, por conta da paralisação dos setores produtivos (causada pela pandemia), como o comércio e a indústria, menor dinamismo em termos de exportação e importação. Além de imensas no setor de viagens aéreas com alto percentual de cancelamento de voos.

Previsão e perspectivas

Com os significativos recuos nas vendas no varejo do Estado, é provável que a deterioração do desempenho do setor de serviços seja ainda mais intensa no segundo trimestre de 2020.

Os resultados negativos verificados no quarto mês do ano confirmam a perspectiva econômica crítica projetada para o desempenho de praticamente todos os setores, incluindo o de serviços, nos próximos meses.

O crédito disponibilizado ainda não se mostrou capaz de reverter o cenário negativo da atualidade.

A única medida que teve um nível de adesão significativo e serviu para reduzir o peso das despesas foram as voltadas à questão do emprego, com o governo assumindo parte dos custos salariais das pessoas que tiveram suspensão do contrato e redução de carga horária.

Turismo em Pernambuco

Por fim, o setor de turismo em Pernambuco continua sendo fortemente castigado. As atividades turísticas caíram 61,7% no mês, o que reflete uma continuação da demanda retraída para o turismo no Estado dos consumidores nacionais e internacionais, principalmente porque o Estado apresenta altos números de infectados, o que acaba incentivando ainda mais os processos de cancelamento.

No comparativo mensal, o setor mostrou variação negativa de 74,9%, resultado mais deteriorado que o nacional (-67,9%). O turismo vem sendo uma das atividades que mais sofrem com o cenário de pandemia, o que se cria uma paralisação em praticamente toda a cadeia produtiva. Atualmente, o volume das atividades turística acumula -6,5% em 12 meses e -25,01% no ano.

Scroll to Top