Sistema Comércio – trabalho integrado que valoriza o Brasil

Compartilhe:

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é a representante sindical de cerca de cinco milhões de empresas no Brasil.

Além disso, as empresas do comércio de bens, serviços e turismo, representadas pela CNC, geram mais de 22,2 milhões de empregos diretos e formais e são responsáveis por 23,4% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

E é no comércio, e principalmente na prestação de serviços, que ocorre o maior crescimento de vagas de emprego no Brasil e nos países desenvolvidos.

O que é o Sistema Comércio?

As empresas se organizam em sindicatos de atividades afins, e que estão localizados em uma mesma base territorial. Esses sindicatos organizam-se em federações.

A CNC, as federações e os sindicatos buscam garantir um ambiente de negócios justo, que possa garantir o crescimento e a longevidade das empresas e o desenvolvimento social.

As federações podem ser definidas pela base territorial, como é o caso das federações do comércio de bens, serviços e turismo nos estados, conhecidas pela sigla: Fecomércio. São 27 federações presentes em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Existem também os sindicatos que se organizaram segundo a atividade econômica e formaram as federações nacionais, são elas: Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros); Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac); Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis); Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon); Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor); Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist); e Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e Federação Nacional de Turismo (Fenactur).

Atuação pelas empresas

A CNC trabalha por uma legislação equilibrada, tributações justas, menos burocracia e mais segurança jurídica para os negócios. Para isso, desempenha a representação em órgãos da administração pública e faz o acompanhamento legislativo no Congresso Nacional, encaminhando, inclusive, sugestões para projetos de lei.

Entre ações de representação atuais, destaque para o trabalho da Confederação pela aprovação da reforma trabalhista, com a inclusão do trabalho intermitente, em defesa da Medida Provisória (MP) da Liberdade Econômica, a favor da reforma da Previdência e as negociações por uma reforma tributária que simplifique o sistema e não aumente a carga de impostos.

A Confederação atua ainda com análises de ações judiciais de interesse do comércio e, quando necessário, ajuíza ações diretas de inconstitucionalidade junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).

São produzidas mensalmente pesquisas nacionais e análises econômicas para nortear os empresários em decisões pertinentes aos seus negócios.

Atuação pela sociedade

Essa estrutura de representação empresarial, criada há mais de sete décadas, administra um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do mundo, formado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Sesc e Senac valorizam os trabalhadores do comércio e suas famílias, atendendo milhões de brasileiros a cada ano, com benefícios em educação, formação profissional, alimentação, saúde, cultura, esporte e lazer. O empresário que contribui com o Sistema Comércio, contribui para a educação, a transformação e o desenvolvimento do País.

Leia mais

Scroll to Top