Conselho de Turismo da CNC se reúne com ministro do Turismo e pede extensão de prazo do Pronampe

Compartilhe:

O diretor da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) responsável pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da entidade, Alexandre Sampaio, reuniu-se, na última quarta-feira (03/03), com o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, para reiterar o pedido da Confederação de ajuda às micro e pequenas empresas (MPEs). A CNC defende que as MPEs tenham um prazo maior para pagar as primeiras parcelas do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). 

Entre segmentos de turismo como agentes de viagens, bares e restaurantes, pousadas, cultura e lazer as micro e pequenas empresas representam mais de 90% dos negócios. O setor também foi um dos mais afetados pelas restrições impostas pela pandemia, registrou uma queda histórica no faturamento, com recuo de 36,7%, em 2020 na comparação com 2019. A CNC calcula que, em 11 meses (de março de 2020 a janeiro de 2021), o turismo brasileiro teve uma perda de mais de R$ 274 bilhões, e a perda de 397,1 mil postos formais de trabalho em 2020. 

A CNC, em ofícios enviados por seu presidente, José Roberto Tadros, também no dia 03/03, encaminhou a mesma solicitação ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e ao presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, de que fosse prorrogada a carência para início do pagamento dos empréstimos contraídos no âmbito do Pronampe. 

Leia mais

Scroll to Top