Fecomércio-RN lança sistema de inteligência do turismo potiguar

Compartilhe:

O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-RN, Marcelo Queiroz, e a governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra assinaram, no dia 10 de fevereiro, um convênio para a criação do Sistema de Inteligência do Turismo Potiguar. A plataforma foi desenvolvida pela Federação do Comércio (Fecomércio), por meio do seu Departamento de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, com o apoio do Senac-RN, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur). 

A ferramenta on-line será aberta ao público e vai compilar diversas fontes de dados (ANAC, Cadastur e companhias aéreas, por exemplo), disponibilizando informações como o monitoramento do desempenho do setor turístico, por meio de indicadores específicos, em formato de dashboards e relatórios descritivos trimestrais. Vai se somar à Pesquisa do Perfil do Turista de Alta Estação, que já é feita pela Fecomércio-RN há mais de uma década. 

“A ideia é que tenhamos um manancial inesgotável de informações estratégicas sobre quem nos visita, quando, como e, principalmente, o que eles levam de impressões, encantamentos, frustrações e anseios. Com os dados que a plataforma vai disponibilizar, o Estado, na sua mais plena acepção, poderá agir de maneira muito mais assertiva para estimular o setor, assim como os empreendedores do Turismo poderão nortear cada passo de seus negócios, elevando bastante os seus graus de eficiência e eficácia”, afirmou o presidente Marcelo Queiroz. 

O sistema vai gerar informações turísticas atualizadas, de qualidade, dando base para a construção de recomendações de inteligência de mercado, que servirão para a tomada de decisões do setor público, das empresas e de profissionais, potencializando o turismo como uma atividade estratégica para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Também serão consumidores dos dados e parceiros importantes na consolidação do Sistema a Câmara Empresarial do Turismo (CET-RN) da Fecomércio-RN, demais entidades do trade turístico e a academia. 

No momento da assinatura do convênio, o presidente Marcelo Queiroz entregou à governadora Fátima Bezerra uma cópia do relatório da pesquisa do perfil do turista que visitou o Rio Grande do Norte no verão 2020/2021, realizada pelo Departamento de Estatística da Fecomércio-RN, cujas informações já estão inseridas no Sistema de Inteligência do Turismo Potiguar. 

A governadora Fátima Bezerra destacou mais esta importante parceria firmada entre o Executivo estadual e a Fecomércio-RN. “As atividades econômicas ainda sofrem sérios reflexos da pandemia, especialmente o turismo. O que os fez aumentar sua capacidade de se reinventar. E é o que estamos fazendo aqui hoje. Lançando esta ferramenta que vai permitir a execução de ações planejadas pelo setor, com base em dados confiáveis. Com isso, vamos otimizar a aplicação dos recursos e desenvolver políticas públicas mais eficientes”, finalizou a governadora.

Leia mais

Scroll to Top