Perguntas Frequentes

Como posso me informar sobre acordos e convenções coletivas?
Entre em contato com o sindicato que representa a sua categoria econômica. Caso não haja uma entidade que responda por sua categoria, procure a federação do comércio no seu estado.
Como posso me candidatar a uma oportunidade de trabalho na CNC?
Entre em https://www.vagas.com.br/cnc e envie seu currículo.
Como posso adquirir os livros da CNC?
Os principais livros da Confederação estão disponíveis para download na Central do Conhecimento . Para receber a versão impressa de qualquer livro da CNC, entre em contato pelo e-mail: cdi@cnc.com.br, informando o endereço para remessa.
Como posso receber os periódicos da CNC?
Os principais periódicos da Confederação estão disponíveis para download na Central do Conhecimento . Para receber a versão impressa de qualquer periódico da CNC, entre em contato pelo e-mail: cdi@cnc.com.br, informando o endereço para remessa.
Como as federações e sindicatos podem aderir ao SEGS?
É necessário preencher o formulário e o Termo de Adesão . O Departamento de Planejamento (Deplan) da CNC analisará o pedido e fará contato com a entidade. Cabe lembrar que apenas as federações e os sindicatos integrantes do Sicomercio podem aderir ao SEGS.
Qual a importância do SEGS para os sindicatos do comércio?
O Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS) possibilita a adoção de práticas gerenciais que geram o aperfeiçoamento das atividades das federações e sindicatos. Com isso, essas entidades podem melhorar seus processos de trabalho e levar esse conhecimento para as empresas associadas, garantindo o desenvolvimento do comércio de bens, serviços e turismo.
Como posso ter acesso aos produtos da Equifax com as vantagens do convênio estabelecido pela CNC?
Acesse o site da parceria CNC/Equifax para obter informações sobre as soluções e entrar em contato com a Central de Atendimento Equifax pelo Fale Conosco. Contatos ainda pelos telefones: Grande São Paulo: (11) 3016 6616 Demais localidades: 0800 701 6616
Como posso ter acesso aos produtos da Serasa Experian com as vantagens do convênio com a CNC?
As federações do comércio no Amazonas , em Alagoas , na Bahia e no Ceará oferecem esses serviços. Se você está em outro estado, procure a sua federação do comércio . A entidade encaminhará sua solicitação para aderir às soluções da parceria CNC/Serasa Experian.
Como obter certificação digital por meio da CNC?
As seguintes federações estão aptas a emitir esse documento: • Fecomércio-AL • Fecomércio-AM • Fecomércio-AP • Fecomércio-BA • Fecomércio-CE • Fecomércio-DF • Fecomércio-MA • Fecomércio-MS • Fecomércio-PA • Fecomércio-PB • Fecomércio-PE • Fecomércio-PI • Fecomércio-PR • Fecomércio-RJ • Fecomércio-RN • Fecomércio-RO • Fecomércio-RS • Fecomércio-SC • Fecomércio-SE • Fecomercio-SP • Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) Mas, se você está em outro estado, procure a sua federação do comércio para obter informações e realizar esse serviço. As solicitações apresentadas às entidades que ainda não emitem a certificação digital são encaminhadas à CNC, que direciona a uma instituição idônea e confiável que poderá atender ao seu pedido.
Como posso obter certificados de origem para exportar meus produtos?
A CNC, devidamente autorizada a emitir o certificado de origem , delega essa função às federações do comércio . Procure a entidade no seu estado para informar-se sobre a documentação exigida e o procedimento para concessão de certificados de origem.
O que acontece se eu não pagar a contribuição sindical?
Além de você estar sujeito ao pagamento de acréscimo de juros e multa, o recolhimento da contribuição sindical feito fora do prazo implica nas seguintes consequências para a sua empresa: • Autuação e multa pela fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego; • Cobrança judicial; • Impedimento de participar de licitações; • Não renovação do alvará de localização do estabelecimento. Com isso, sua empresa pode ser interditada por falta de licença para funcionamento. Sem contar que, ao pagar a contribuição sindical, você tem acesso a vantagens e serviços especiais destinados aos empresários vinculados ao Sicomercio .
Quando devo pagar a contribuição sindical?
A contribuição sindical do comércio é recolhida, compulsoriamente, pelos empregadores, nos meses de janeiro, e por autônomos, nos meses de fevereiro.
Quando é divulgada a tabela de contribuição sindical?
A partir do mês de novembro de cada ano.
Como posso saber em que categoria econômica minha empresa está enquadrada para fins de recolhimento da contribuição sindical?
Consulte o Quadro de Atividades e Profissões referido pelo Artigo 577 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para conhecer as categorias econômicas e profissionais para enquadramento sindical.
Como obter o código sindical da entidade na qual a minha empresa se enquadra para efetuar o pagamento da contribuição?
Acesse a página Federações e Sindicatos , localize o seu estado no mapa e conheça o código sindical e o CNPJ das entidades que representam a sua empresa.
Como posso encontrar a federação e os sindicatos do comércio no meu estado?
Para conhecer as federações e os sindicatos que fazem parte do Sicomercio , acesse a página Federações e Sindicatos.
Como posso saber se existe algum sindicato que represente a minha categoria econômica no meu estado?
Para conhecer os sindicatos brasileiros integrados ao Sicomercio , acesse a página Federações e Sindicatos.
Como posso me inteirar da atuação da CNC?
Pelo site do Sistema de Informação Parlamentar (SIP), você pode se informar sobre os temas de proposições legislativas que a Confederação acompanha no Senado Federal e na Câmara dos Deputados. Já por meio do Sistema Gerenciador de Representações (SGR), é possível conhecer, além das competências dos órgãos consultivos e deliberativos em que a CNC está presente, os representantes da entidade junto a esses organismos, seus cargos e tempos de mandato. Você ainda pode acompanhar a atuação da CNC pela seção Notícias e pelos periódicos disponíveis na Central do Conhecimento .
Como fazer para integrar o Sicomercio?
Sindicatos e dirigentes sindicais devem preencher o formulário adequado e enviá-lo à Divisão Sindical da CNC – Av. General Justo, nº 307, CEP 20021-130, Rio de Janeiro/RJ. É preciso, ainda, anexar a documentação exigida para o cadastramento no Sicomercio. Saiba quais são esses documentos na página Organização Sindical .
Os comerciários têm direito a descontos nos cursos do Senac?
Procure o Senac mais perto de você e informe-se sobre a política de descontos para comerciários em seu estado.
Como posso me informar sobre os cursos do Senac?
Entre em contato com o Senac mais perto de você e conheça a programação de educação profissional em seu estado. As atividades são voltadas para as diversas áreas do setor do comércio de bens, serviços e turismo e os mais variados níveis de conhecimento.
O que devo fazer para renovar a carteirinha do SESC?
Entre em contato com o SESC no seu estado. Para isso, acesse a página oficial do SESC e localize, no menu “O SESC no Brasil”, o nome do seu estado. Ao carregar o site da entidade na sua localidade, busque os contatos e solicite a renovação da sua carteirinha.
Como posso fazer a minha carteirinha do SESC?
Entre em contato com o SESC no seu estado. Para isso, acesse a página oficial do SESC e localize, no menu “O SESC no Brasil”, o nome do seu estado. Ao carregar o site da entidade na sua localidade, busque os contatos e solicite a sua carteirinha.
Qual o envolvimento da CNC com o Senac e SESC?
A entidade é responsável pela administração do Sistema CNC/SESC/Senac. O presidente da Confederação, Antonio Oliveira Santos, preside os Conselhos Nacionais de Administração do SESC e do Senac.
Quais temas a CNC defende junto aos poderes Executivo e Legislativo e aos órgãos consultivos?
A entidade defende a liberdade de iniciativa, a economia formal e a legitimidade da representação empresarial por setor e organizada em sindicatos livres. Entre os ideais da CNC , estão ainda a preservação e a consolidação da unidade nacional com o desenvolvimento do comércio em todas as regiões do País e a abertura do Brasil ao comércio internacional.
Por que me associar a uma entidade sindical?
O papel da entidade sindical é garantir a longevidade das empresas que representa por meio de ações para incentivar e impulsionar o crescimento econômico do setor. Sendo assim, a participação dos empresários nos sindicatos de sua categoria econômica é fundamental para que suas necessidades sejam devidamente diagnosticadas. Como representante máxima do setor, a CNC atua, junto a órgãos consultivos e deliberativos , para defender os interesses apontados pelas empresas e regulamentar os temas que influenciam o comércio de bens, serviços e turismo.