Comissão de Negociação Coletiva do Comércio [CNCC]

Adicionar aos meus Itens 

Com o objetivo de promover intercâmbio de informações e ações em prol do aperfeiçoamento dos processos de negociação coletiva no âmbito da representação sindical do comércio de bens, serviços e turismo, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) instalou, no dia 12/09/2012, a Comissão de Negociação Coletiva do Comércio (CNCC).

A Comissão é presidida por José Roberto Tadros, 1º Vice-Presidente da CNC, com a coordenação de Patrícia Duque, chefe da Divisão Sindical, e tendo como conselheiro da Rede de Negociadores Renato Rodrigues, consultor Sindical da Presidência da CNC, além dos representantes indicados pelas Federações que a integram.

Sua criação se deu em consequência de compromisso assumido pela CNC quando de sua participação no 27º Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, na cidade de Cuiabá, Estado de Mato Grosso, no ano de 2011, em função de solicitação dos Sindicatos participantes do evento, para a implementação de um banco de dados de cláusulas de negociação coletiva.

Sua atuação, nos termos do Plano de Ação aprovado, fixou-se em três eixos principais: Banco de Dados, Interação com a Rede de Negociadores e Estratégias para as Negociações.

O reconhecimento, pela Constituição Federal, das convenções e acordos coletivos de trabalho (art. 7º, XXVI) demonstra o poder indescritível da negociação coletiva. Daí a importância da Comissão ante os desafios constantes que as relações de trabalho impõem aos empresários e suas instituições representativas, motivo pelo qual ela se afigura instrumento de integração entre nossas entidades e um diferencial no momento da negociação coletiva

Atuarão como executivos da CNCC: Alain MacGregor, Inez Balbino Petterle, Lidiane Nogueira e Roberto Lopes, da Divisão Sindical da CNC e, como secretária, Andreia Pessoa, da Consultoria Sindical da CNC.

 

Sistema de Negociação Coletiva do Comércio (SNCC)
Ferramenta que reúne as mais relevantes informações sobre acordos e convenções coletivas de trabalho no setor, auxiliando as entidades do Sistema a ter mais agilidade e segurança nas negociações. Acesse aqui.

 

Veja mais publicações sobre relações do trabalho >>

Mensagem do Presidente da CNCC

É com satisfação que iniciamos, com a CNCC, processo extremamente importante para conciliar e mitigar os conflitos entre capital e trabalho.

 

É sobejamente conhecido por nós que as categorias profissionais, de uma forma geral, estão bem organizadas, com uma rede de negociadores competente, estabelecendo estratégias e práticas bem sedimentadas no setor laboral.

 

Quanto a nós, ao longo dos anos tivemos a dificuldade de encontrar os devidos caminhos para as nossas negociações, com pessoal preparado, organizado, de forma a encaminhar o processo, que era um tanto rudimentar e de improvisação.

 

Com o aprimoramento da democracia e com os sindicatos cada vez mais organizados e atuantes, entendemos que a mesma se consolidará de forma igualitária desde que, do lado patronal, exista uma rede de negociadores competentes e comprometidos com os anseios das categorias econômicas que integram a representação sindical do comércio de bens, serviços e turismo.

 

Atendendo aos reclamos dos Sindicatos e de todas as Federações do Brasil, o Presidente Antonio Oliveira Santos, que sempre foi sensível, de imediato acionou os setores competentes da CNC para colimarmos o objetivo ao qual estamos dando início com a implantação desta Comissão de Negociação Coletiva do Comércio (CNCC). Sejam todos bem-vindos.

 

Espero que nossa rede de negociadores comece aqui e se multiplique pelos Estados, integrando o sistema em prol da excelência na negociação coletiva.

 

José Roberto Tadros

Participantes por federação

Fecomercio AC - Ivan Cordeiro Figueiredo Luiz Antonio Pontes Silva

Fecomercio AL Geraldo Pimentel de Lima José Antonio Vieira

Fecomercio AP - Julierme Siqueira de Souza |Moiseuma Cunha

Fecomercio AM - Carlos Abener de O. Rodrigues |Andriele de Oliveira Costa

Fecomercio BA Nelson Antonio Daiha | Kelcsor Gonçalves Fernandes

Fecomercio CE - Luiz Gastão Bittencourt da Silva Francisco Everton da Silva

Fecomercio DF Michele Marques dos Santos Maria de Fátima Pereira

Fecomercio ES Marcus Mendes Magalhães

Fecomercio GO - Rogerio de Campos Borges Nádia Tavares Cardoso de Morais

Fecomercio MA - José Ahirton Batista Lopes Marcelino Ramos Araújo

Fecomercio MT José Avelino Ribeiro Junior Hermes Martins da Cunha

Fecomercio MS - Fernando Camilo | Rosilene Paniago Teodoro Chaia

Fecomercio MG - Poliana Oliveira Fonseca Tacianny Mayara Silva Machado

Fecomercio PA Clivia Gantuss | Walmyr Santos

Fecomercio PB Juliana Juscelino Queiroga Lacerda Domênica Coutinho Furtado

Fecomercio PE - José Almeida de Queiroz Bernardo Peixoto dos Santos Oliveira Sobrinho

Fecomercio PI - Raimundo Nonato Augusto da Paz Denis Oliveira Cavalcante

Fecomercio PR Ari Faria Bittencourt João Carlos Requião

Fecomercio RN - Marcelo Fernandes de Queiroz | Luiz Antonio Beserra Lacerda

Fecomercio RS Ibrahim Mahmud | Márcia Duarte

Fecomercio RO - Osmar Santana Lima | Rosalva Ferreira

Fecomercio RR - João Fernando Carvalho

Fecomercio SC Célio Spagnoli | Rafael Arruda

Fecomercio SP - Ivo Dall'Acqua Júnior Carlos Alberto D'Ambrósio

Fecomercio SE - Abel Gomes da Rocha Filho Thiago de Melo Cabral 

Fecomercio TO Vinicius Ribeiro Alves Caetano Idemar José Ferreira

Fecombustiveis - Klaiston Soares D'Miranda | Fernanda Brandão

Fenacor Marcelo Augusto Camacho Rocha | Juliana Ribeiro Barreto Paes

Feaduaneiros Daniel Mansano Heitor Longato Junior

Febrac Daniel da Silva Amado Felício | Edgar Segato Neto

Fenacon - Ana Karolina Magalhães Veras | Ricardo Roberto Monello

FNHRBS Raquel Corazza | Ricardo Rielo

Fenavist - Aldair Neves Pinto Junior | Ricardo Roland Rocha

Comments

0

Os comentários serão moderados, portanto evite o uso de palavras chulas, termos ofensivos ou comunicação vulgar. Se tiver alguma dúvida sobre o tema abordado aqui, use a nossa Área de Atendimento. Talvez a resposta já esteja lá.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.