Marketing Associativo [PDA]

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O projeto Marketing Associativo é uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs). O Marketing Associativo tem o objetivo de preparar as entidades para se apresentarem ao mercado, utilizando um material alinhado com a comunicação do Sistema Comércio, promovendo assim uma maior aproximação com os empresários do segmento e auxiliando o sindicato a atrair associados.

Justificativa

Entender as necessidades, demandas e a cultura das empresas que representam é de fundamental importância para que os sindicatos possam exercer o seu papel de representação e estabelecer uma comunicação mais eficiente. Se o trabalho de representação e a oferta de produtos e serviços está de acordo com os interesses das empresas, o sindicato aumenta o grau de satisfação entre os associados, o que reforça sua imagem institucional e fortalece sua representatividade. Ofertar serviços é uma forma de melhorar a relação de custo e benefício para os associados e atrair novas empresas.

O que temos a oferecer

O projeto define um padrão visual para as entidades utilizarem nas visitas aos empresários, como anúncios em revistas, jornais e em sites. Para isso, a CNC oferta um pacote de peças de divulgação e materiais gráficos para as entidades, que serão adaptadas e impressas para cada sindicato em parceria com as Federações.

 

Além das peças o Marketing Associativo oferta uma capacitação, por meio de Educação à Distância (EAD), com a intenção de capacitar os sindicatos a planejar, realizar e monitorar ações que promovam a entidade e divulguem suas ações de representatividade, produtos e serviços.

 

Peças para impressão

Papelaria – Pasta, Papel timbrado e Cartão de visita
Folder
Panfleto/Folheto (template de Lâminas para Ações, Produtos e Serviços dos Sindicatos)
Banner físico (galhardete)
Anúncio (revistas, jornais)

 

Peças Digitais


Banners digitais
Posts para redes sociais
Assinatura de e-mail

 

Peças Eletrônicas

Spot rádio

Responsabilidades - Federações

Antes do treinamento

  1. Indicar um facilitador para gestão do projeto e interlocução com a CNC e com os sindicatos (perfil: profissional de comunicação com disponibilidade para orientar os sindicatos e conduzir o trabalho de adaptação das peças)
  2. Divulgar o período de inscrições aos sindicatos e levantar interessados
  3. Encaminhar à CNC a lista de sindicatos para inscrição
  4. Ter ou contratar designer (ou profissional capacitado em programação visual) para realizar as adaptações das peças para os sindicatos
  5. Participar de videoconferência sobre o projeto Marketing Associativo
  6. Ter o software para adaptação das peças: Indesigner (Ai.)
  7. Auxiliar sindicatos na impressão das peças

 

No treinamento

  1. Realizar a capacitação no ambiente virtual de aprendizagem para ajudar na orientação dos sindicatos
  2. Produzir texto da Federação e do Sesc e do Senac regionais para a peça Folder
  3. A federação receberá o material (conteúdo – texto e imagens) de cada peça, separado por sindicato e deve inserir todas as informações - tanto as produzidas pela Federação quanto as escritas pelos sindicatos - nas peças selecionadas, utilizando o software Indesigner para adaptação e finalização das peças.

Responsabilidades - Sindicatos

Antes do Treinamento

  1. Integrar o Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomércio)
  2. Participar do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs)
  3. Ter aderido ao alinhamento de marca do Sistema Comércio (ter adotado a marca ofertada pela CNC)
  4. Ter profissional (com exceção do Presidente) para realizar a capacitação EAD e implementar o Plano de Ação de Marketing
  5. Ter computador disponível para ser utilizado pelo profissional responsável;
  6. Ter acesso à internet no Sindicato e um e-mail corporativo da entidade;

 

No treinamento

  1. Participar e concluir treinamento em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) (Ter disponibilidade de tempo para fazer a capacitação e escrever textos de apresentação do sindicato e de seus produtos e serviços)
  2. Escolher as peças que irá utilizar
  3. Produzir o conteúdo específico das peças de comunicação disponibilizadas pela CNC
  4. Disponibilizar verba para a impressão das peças impressas que selecionar (Folder, Banner físico, Papelaria e Folheto)
  5. Ser o responsável pela implementação do Plano de Ação de Marketing no sindicato, realizando a distribuição e veiculação das peças finalizadas.