Caged evidencia representatividade do comércio e dos serviços no mercado de trabalho em julho

Compartilhe:

Segundo os últimos dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram criados em julho 316.580 empregos líquidos, ou seja, com a contratação acima do nível de demissões. Esse valor representa um crescimento de 0,77% em relação ao estoque de trabalhadores do mês anterior, o qual alcançou o patamar acima de 41,2 milhões de empregos celetistas.

Com esse resultado, nos sete primeiros meses do ano já foram geradas 1.848.304 vagas, resultado 4,70% acima do verificado no mesmo período do ano passado. Enquanto em comparação com julho de 2020, o incremento foi de 8,10%. “Todos os setores obtiveram geração de emprego no último mês, sendo o da Indústria Extrativa Mineral o de menor nível, com 2.126 admissões a mais do que demissões, enquanto o de Serviços permaneceu sendo o destaque positivo, seguido pelo Comércio”, destaca a economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) Catarina Carneiro.

Caged JulhoOs Serviços, excluindo os relacionados à Administração Pública, representaram 38,1% no total de geração de empregos no mês. “Desde maio que essa atividade apresenta um avanço em sua relevância, evoluindo de uma representatividade de 15,0% no total em abril para 29,4% em maio e 33,7% em junho, ou seja, em julho houve um aumento de 4,5 pontos percentuais nessa relação”, avalia a economista.

Em julho, foram geradas 120.752 novas vagas e 523.675 no ano até julho. Em comparação ao estoque do mês anterior, o crescimento foi de 0,87%, enquanto nos sete primeiros meses do ano o quadro de funcionários do setor avançou 3,88%. Na comparação com julho de 2020, percebe-se um avanço ainda maior, de 7,33%.

Já o Comércio foi responsável por 23,6% do saldo positivo desse mês, criando 74.844 novos empregos, enquanto entre dezembro do ano passado e julho deste ano esse número foi de 308.118 novas contratações. Em relação ao mês passado, houve um aumento de 0,78% na criação de emprego, enquanto no ano até junho a variação foi positiva em 3,28%. “Apesar das taxas menores do que nos Serviços, o mercado de trabalho do setor se mostrou 8,76% acima do resultado de julho do ano passado, taxa mais intensa do que a observada em Serviços”, conclui Catarina.

Ao somar esses dois setores acompanhados pela CNC, eles criaram 61,8% das vagas do mês, um total de 195.596 novos empregos. Entre dezembro de 2020 e julho de 2021, a geração foi de 831.793 admissões líquidas. Também deve ser considerado que, ao analisar a estruturação geral do mercado de trabalho no Brasil atualizada até julho, o Comércio e os Serviços empregam 57,6% do estoque de trabalhadores celetistas brasileiros. Os últimos dados reforçaram a relevância desses setores para a recuperação do mercado de trabalho brasileiro, principalmente dos Serviços, que estão sendo beneficiados pelo avanço da vacinação e, com isso, maior flexibilização da movimentação da população.

Leia mais

Scroll to Top