CETUR

Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur)

Trabalhando para fortalecer o turismo brasileiro.

O Sistema CNC-Sesc-Senac trabalha para gerar as melhores condições para o desenvolvimento do turismo, porque acredita no setor como atividade econômica capaz de impulsionar o comercio e promover o crescimento do Brasil através da geração de empregos e divisas para o País.

Para estimular o diálogo setorial, o estudo e o fomento do turismo, a CNC conta com o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), formado por entidades que representam o setor, além das Federações e personalidades reconhecidas do mercado de turismo e hospitalidade. Sua atividade consiste em promover o relacionamento da Confederação com gestores públicos, empresários, acadêmicos e pesquisadores para discussão sobre as características e tendências da atividade turística no Brasil e no exterior, incentivando o debate e a elaboração de estudos sobre os problemas e oportunidades relativas ao setor, apontando soluções e caminhos de consenso, inclusive no aperfeiçoamento da legislação.

Criado em 1955, com o nome de Conselho de Turismo, os integrantes desse importante órgão da CNC, com o firme apoio da Confederação, realizaram diversas ações para a promoção do turismo como atividade indutora do crescimento econômico e fomentaram a criação de políticas públicas que contribuíram para o desenvolvimento do setor no País.

A partir de 2000, para ampliar ainda mais sua atuação na área de turismo e hospitalidade foi criada a Câmara Empresarial de Turismo (CET) e a Assessoria de Turismo e Hospitalidade (Astur) passando a CNC a ter três áreas especializadas em turismo.

Em 2014, o Conselho de Turismo da CNC foi reestruturado passando a ser nomeado Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) e a integrar todas as áreas de turismo existentes na Confederação.

O Cetur é responsável pela organização e disseminação de estudos que evidenciam a importância do turismo no desenvolvimento econômico e social do país. Atua no planejamento e apoio a ações para o crescimento da atividade e na divulgação e promoção do Sistema-CNC-Sesc-Senac em eventos do setor, além de promover:

  1. A união de empresários e de entidades sindicais e associativas.
  2. Um ambiente aberto e imparcial aos debates sobre temas que afetam o setor.
  3. Atuação no fomento e formulação de propostas em prol do ordenamento do turismo nacional.

Programa Vai Turismo

Uma oportunidade de integrar propostas e conectar instituições para recomendar políticas públicas que estimulem o desenvolvimento sustentável de destinos turísticos brasileiros.

Turismo no Brasil – Uma história de resistência e conquistas

Quem conhece a história do turismo brasileiro sabe a importância do trabalho realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e por seu Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade, o Cetur. Estamos falando da gênese do turismo como setor empresarial organizado no Brasil, com suas pautas, suas demandas, seus desafios e suas conquistas.

Panorama do Turismo

Fique por dentro das informações econômicas mais relevantes que acontecem no turismo brasileiro

Scroll to Top