Diretoria da CNC analisa reformas e inovação em sua reunião de abril

Compartilhe essa publicação:

Duas importantes reformas, a tributária e a trabalhista, foram destaques da reunião da Diretoria, realizada no último dia 11 de abril, sob a condução do presidente da CNC, José Roberto Tadros. Com o avanço da vacinação, a redução da letalidade da Covid-19 e a flexibilização das medidas protetivas, o evento foi realizado com maioria presencial, proporcionando o reencontro de amigos.

Sobre a PEC 110/19, a reforma trabalhista, cuja votação foi adiada novamente no Senado, os presidentes de federações, sindicatos e entidades integrantes do Sistema Comércio parabenizaram o empenho da CNC na defesa do setor de serviços. O presidente José Riberto Tadros destacou que o momento é de união.

“É preciso encontrar o equilíbrio nesta reforma, um modus operandi que satisfaça a todos, o mercado interno e as exportações. Todos precisamos atuar em conjunto e de forma harmoniosa. Onerando substancialmente o setor de serviços, o maior prejudicado, além do empresário, será o cidadão brasileiro”, afirmou.

José Roberto Tadros considerou acertada a decisão do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, senador Davi Alcolumbre (União-AP), de ter adiado, novamente, a votação da PEC 110/19, uma vez que há diversos pontos divergentes na proposta. A atuação da CNC foi essencial para alicerçar o posicionamento dos senadores. “Estamos unidos, defendendo o mercado interno e o nosso setor de serviços. A reforma foi sustada porque os parlamentares viram a possibilidade de prejudicar a sociedade e seus eleitores”, analisou ele.

O tema também foi abordado pelo segundo vice-presidente da CNC, Luis Carlos Bohn, pelo presidente da Fecomércio-AM, Aderson Frota, e pelo presidente da Fecomércio-TO, Itelvino Pizoni. A chefe da Divisão de Relações Institucionais (DRI), Nara de Deus Vieira, fez um relato da tramitação da PEC no Congresso Nacional.

Reforma Trabalhista

A reforma trabalhista voltará ao centro do debate econômico e empresarial. No próximo dia 19, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) irá realizar um seminário sobre os avanços trazidos pela Reforma Trabalhista, com o apoio institucional da CNC.

O vice-presidente da Fecomércio-SP, Ivo Dall’acqua, reforçou o convite e destacou a relevância do debate. “Gostaria que todos os empresários do Brasil possam comparecer a este evento virtual, que não tem limite de vagas. Vamos marcar presença e participar deste debate, que é muito importante para o futuro das relações de trabalho”, convidou.

Vitória na GPTW

O presidente Tadros destacou as conquistas da CNC, do Sesc do Senac ao obterem novamente a certificação pela consultoria global GPTW como as melhores empresas para se trabalhar. O Great Place To Work é uma consultoria que apoia organizações a obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação.

CNC Transforma

O gerente executivo de comunicação da CNC, Elienai Câmara, apresentou os resultados do CNC Transforma, programa de estímulo à inovação que buscou construir um ambiente baseado na cultura de inovação aberta, para atender às principais demandas das entidades do sistema e empresas do setor terciário.

De acordo com Elienai, o CNC Transforma atuou em quatro frentes: Divulgação, Capacitação, Produtividade e Soluções.

O CNC Comunica, um dos braços do CNC Transforma que atuou no engajamento e fortalecimento da cultura de inovação, alcançou 327 lideranças em 27 eventos realizados; interligou 186 participantes em comunidades de Whatsapp e promoveu 28 imersões. O trabalho realizado recebeu nota 85 do NPS, índice considerado alto.

O CNC Multiplica, que formou embaixadores de inovação, resultou na formação de 152 embaixadores, em mais de 40 horas de treinamento, envolvendo 24 federações e 28 áreas da CNC. O resultado foi nota 78 de excelência NPS. Já o CNC Inova, que buscou solucionar desafios estratégicos da CNC, mapeou 54 desafios nas áreas internas da CNC e nas federações e prospectou mais de 60 startups; neste processo, duas soluções foram apresentadas e uma delas é o sistema Agidesk, que está trazendo eficiência, agilidade e transparência aos processos de trabalho da CNC.

Por último, o CNC Conecta reuniu 800 inscritos; 20 startups foram apresentadas às federações e sindicatos para ajudá-los a resolver os problemas elencados nas fases anteriores. Como resultado, sete startups foram selecionadas neste processo.

O resultado geral do CNC Transforma, finalizou Elienai, foi a criação na CNC de uma área de desenvolvimento de negócios, que será responsável pelos produtos, serviços, inovação e sustentabilidade. “Os resultados só foram possíveis por meio das federações, entidade e sindicatos”, afirmou o gerente.

Scroll to Top