Fecomércio-ES apresenta câmara empresarial com ações para fortalecer o turismo capixaba

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Com o objetivo de contribuir ativamente para fomentar a atividade turística e o desenvolvimento econômico do Espírito Santo, a Fecomércio-ES apresentou, em 14 de junho, a Câmara Empresarial de Turismo do Espírito Santo (CET-ES), em parceria com o Governo do Espírito Santo, através da Secretaria Estadual de Turismo (Setur). O evento contou com a presença de Alexandre Sampaio, presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), da CNC.

De acordo com Idalberto Moro, presidente da Fecomércio-ES, a CET-ES vive um novo momento, marcado por escopo e abrangência maiores, e nova governança. Os 23 membros que tomarão posse no evento são representantes dos diversos setores ligados à atividade turística no Espírito Santo, como eventos, agências de viagens, hotéis, bares e restaurantes, transportes e outros.

Com Rodrigo Vervloet como presidente; Attila Miranda, como vice e José Antônio Bof Buffon como secretário-executivo, a CET-ES será um espaço de priorização e cooperação entre os entes privados, buscando dinamizar os atrativos turísticos do Estado, consolidados e potenciais, com o objetivo de fortalecer o comércio e os serviços, base empresarial da Fecomércio-ES.

A câmara também vai contribuir para a formulação e execução de projetos e políticas públicas de turismo em bases sustentáveis; vai apoiar a formação de recursos humanos para o setor privado e governo, assim como irá propor estudos técnicos para divulgar informações que auxiliem na melhor compreensão das atividades turísticas e seu papel para a economia.

Entre as propostas, os membros da CET-ES já sinalizaram, em primeira reunião, a importância de se discutir a criação de um centro de eventos de grande porte, voltado para o turismo de negócios; também a oferta de pacotes de viagens para o Espírito Santo e a preparação dos destinos para receber os turistas. Outro ponto levantado é a importância de que obras de infraestrutura essenciais em rotas turísticas sejam garantidas.

“O turismo é estratégico para a economia do Espírito Santo. O que atrai o turista é a experiência. Estamos preparando o Estado para oferecer a melhor experiência para os turistas. Nosso principal objetivo é colocar em prática uma série de ações, as quais podemos destacar a melhoria na qualidade do atendimento ao turista, oferecendo formação e capacitação no setor comercial; a melhoria no desempenho dos pequenos negócios; e a facilitação do acesso ao crédito”, pontua Buffon.

O presidente Idalberto Moro ressalta, ainda, que a CET-ES fortalece a representatividade da Fecomércio-ES no turismo e amplia as possibilidades de diálogo com todas as instâncias do setor. Ele lembra que o movimento de fomentar o turismo no Estado começou com o Vai Turismo, um programa nacional da Confederação Nacional de Comércio (CNC), a qual a Fecomércio-ES faz parte. “Foi esse projeto que fez com que o tema tivesse mais notoriedade em pautas nacionais e chegassem a iniciativas regionais, como o Vai Capixaba, que ganhou força e surgiu para o desenvolvimento de ações visando impulsionar os negócios do setor”.

Outra iniciativa que a Federação integra é a Rota Estratégica para o Futuro do Espírito Santo – Turismo 2035, que reúne um time de especialistas, entidades e o Governo do Estado em debates constantes para reflexão sobre as barreiras existentes no setor de turismo do Estado e as ações para desenvolvimento da pauta, que incluem promoção e comercialização do destino ES, qualificação de colaboradores e empreendedores, investimentos em infraestrutura turística e projetos de governança.

O secretário de Turismo do Estado, Weverson Meireles, frisou a importância da união das instituições para o segmento. “É com grande satisfação que vemos a reinstalação da Câmara Empresarial do Turismo. A união de todos os atores do segmento, como trades, entidades, instâncias de governança, gestões municipais, conselhos e o governo do estado, só tem a alavancar o crescimento do setor no Espírito Santo. A Secretaria de Turismo está com diversas ações para este desenvolvimento e só com uma política transversal nós temos a possibilidade de transformar todos os projetos em realidade”.

Câmara Empresarial de Turismo do Espírito Santo (CET-ES)

– Conta com 23 membros, entre empresários e representantes de setores ligados ao turismo como eventos, agências de viagens, hotéis, bares e restaurantes, transportes e outros;

– A CET-ES será um espaço de priorização e cooperação, unindo setores privados e políticas públicas para propor ações que vão desde a melhoria da infraestrutura, qualificação profissional e promoção, até incentivos aos empreendimentos;

– Além disso, serão propostas ações como a preparação dos destinos para receber os turistas e oferta de pacotes de viagens para o Espírito Santo;

– A câmara vive um novo momento, marcado por escopo e abrangência maiores, e nova governança;

— A proposta inicial é que os membros da CET se reúnam uma vez por mês. Esse prazo será estendido para quatro vezes por ano, quando os trabalhos já estiverem consolidados.

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