Amazônia é tema de debate com a imprensa internacional

Compartilhe:

O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo(CNC), José Roberto Tadros, participou nesta quarta-feira, 27, de mais uma edição da série Encontro com a Imprensa Internacional. Desta vez, o convidado foi o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, com o tema Amazônia: Desafios e Oportunidades.

Em mensagem de vídeo apresentada na abertura do evento, o presidente da CNC destacou a oportunidade do debate e que o general Hamilton Mourão é um profundo conhecedor das potencialidades e dificuldades daquela vasta porção do território brasileiro, tendo raízes na região. “Já tivemos diversas oportunidades de tratar o tema, e sei que a interlocução do vice-presidente é da mais alta qualificação e sempre baseado em buscar o melhor para a região e para o Brasil”, disse Tadros.

Para o presidente da CNC, o desenvolvimento da Amazônia é o grande desafio do Brasil, pois ela ocupa cerca de 60% do território nacional, mas responde por apenas 10% do PIB do país. “Para o melhor desenvolvimento da região é preciso ter as cadeias de valor mapeadas, infraestrutura logística, políticas sustentáveis e recursos para investimento”, afirmou.

De acordo com Hamilton Mourão, o governo, por meio do Conselho Nacional da Amazônia Legal, acompanha de perto as questões da região, inclusive contando com o apoio das Forças Armadas. “As operações  sempre contam com o apoio das agências  ambientais, combatendo as ilegalidades, aplicando multas e outras ações no combate ao desmatamento ilegal e às queimadas na região.”

Mourão disse também que o desenvolvimento da região é fundamental para o Brasil. “A Amazônia representa 60% do território nacional  e devemos buscar seu desenvolvimento, mas sempre respeitando as leis ambientais brasileiras.”

Leia mais

Scroll to Top