Refugiados concluem curso do Senac “Português para Estrangeiros”

Compartilhe:

A turma de “Português para Estrangeiros”, realizada pelo Senac Roraima e a AVSI Brasil com refugiados do abrigo Rondon 2, em Boa Vista, concluiu o curso e recebeu certificados na última quinta, 17/09, no próprio abrigo. O Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM), do governo dos Estados Unidos, é o financiador do projeto.

O curso fez parte do projeto da AVSI Brasil “Acolhidos por meio do trabalho”, no qual venezuelanos que moram em Roraima são incentivados a se mudarem para outros Estados brasileiros com oportunidades de emprego na iniciativa privada.

Por isso, o aprendizado do português é essencial para que eles consigam se adaptar melhor. Mas, por causa da quarentena, as aulas tiveram de ser remotas, com a instrutora do Senac, Adineia Viriato, ao vivo pela plataforma Microsoft Teams, para alunos que moravam no abrigo do Rondon 2.

Eles estavam em salas de aula, mas respeitando as regras de higienização dos ambientes, distanciamento, quantidade de pessoas. Para auxiliá-los pessoalmente, o facilitador da AVSI Brasil Jammerson Conceição os acompanhava todos os dias.

O evento da formatura foi realizado de forma rápida e simples, mas com muita emoção entre os envolvidos. No momento da entrega dos certificados, toda a equipe da ONG e do abrigo se emocionou ao lembrar do empenho da turma e das amizades formadas, desejando boa sorte aos que iriam ser interiorizados e ressaltando que todo o trabalho era feito com muito carinho.

Adineia Viriato, que já ensina português a refugiados desde 2018 com o Senac Roraima, fez um discurso, emocionada. “Não é apenas um curso de Português. Você conhece pessoas, cada uma com uma história, e os aprendizados não são só do idioma, mas de vida. Mesmo desta vez tendo sido fora do comum, por eu não ver vocês pessoalmente (só por um telão), criamos uma conexão. Agora vocês atravessaram a primeira barreira, a linguística. Estudar não é fácil, precisa de dedicação todo dia, e encontrei isso em vocês. Um grande abraço, e não esqueçam da professora”, declarou.

A coordenadora de cursos de Formação Inicial e Continuada do Senac Roraima, Bibiana Uchôa, representou a instituição no momento da entrega de certificados. Ela parabenizou a todos os alunos pelo seu empenho e coragem participando do curso ao mesmo tempo em que lidaram com outros compromissos, como o cuidado com a família.

“Sabemos que vocês já enfrentaram mudanças de vida quando vieram para Roraima, e agora vão mudar novamente ao serem interiorizados. Mas vocês têm tudo para dar certo. Além disso, o Senac existe em todo o Brasil, e esperamos que mais à frente nos encontremos novamente quando vocês quiserem se qualificar ainda mais”, disse.

A gerente do projeto “Acolhidos por meio do trabalho” da AVSI Brasil, Thais Braga, pontuou que o curso é fundamental para facilitar a adaptação de venezuelanos no país.

“Estamos muito felizes por este momento, pois sabemos que a barreira linguística é um elemento que dificulta a integração dessas pessoas no Brasil.  A parceria com o Senac nos dá segurança, pela excelência técnica, e pela oportunidade de viabilizar o aprendizado do nosso idioma com qualidade”.

Leia mais

Scroll to Top