Rede Nacional de Assessorias Legislativas (Renalegis)

O Sistema Renalegis monitora a tramitação das proposições legislativas de interesse das categorias do setor, propiciando informações importantes para atuação no parlamento. Por meio do sistema, é possível conhecer temas de interesse do setor de comércio de bens, serviços e turismo no Poder Legislativo em âmbito federal, estadual e municipal.

As informações sobre os trâmites das proposições e técnicos das entidades do Sistema podem ser consultadas por órgãos internos da CNC, federações e sindicatos do Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomercio). Com isso, a Assessoria Legislativa da CNC facilita o acompanhamento do trâmite de proposições legislativas e da atuação da Renalegis por parte das entidades.

Gestão legislativa 
em suas mãos

Ferramenta idealizada e desenvolvida pela CNC que permite a gestão de informações legislativas dos âmbitos federal, estadual e municipal.

O Sistema  possui um aplicativo que pode ser baixado gratuitamente no seu celular ou tablet. Com a ferramenta, é possível acompanhar informações sobre projetos, atividades parlamentares, notificações e ações armazenadas no sistema Renalegis. 

Objetivo 
do Sistema

Possibilitar que a atuação de afirmação institucional e defesa de interesse seja coordenada e unificada, organizando, assim, todas as ações das entidades que compõem o Sistema Comércio.

O sistema permite inserir as propostas legislativas de interesse do Sistema Comércio, classificá-las conforme os setores impactados, bem como direcionar o posicionamento das propostas, conforme a orientação dos segmentos, que norteará as ações de defesa de interesse.

Além do mais, todas as informações compõem o perfil dos parlamentares, que é utilizado na tomada de decisão das ações institucionais.

Assim, conclui-se o ciclo de gestão das proposições legislativas de interesse do Sistema Comércio.

Funcionalidades

O Sistema contempla todo o workflow do processo de relações institucionais, desde a análise de proposições até as ações de defesa de interesse. Há, também, uma funcionalidade contendo os painéis de indicadores.  A tela de análise de proposição é o instrumento utilizado para identificação das matérias de interesse para o Sistema Comércio, permitindo, ainda, a classificação de acordo com o setor impactado, além de priorizar as mais relevantes.

Além das principais informações para a gestão legislativa, há outras funcionalidades (colunas) que podem ser inseridas à tela. Permite ainda gerar relatórios com os dados que forem selecionados.

A tela da proposição é um espelho das informações das Casas legislativas com o valor agregado das análises do Sistema Comércio.

O sistema monitora diariamente a pauta das comissões e dos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e sinaliza os projetos de interesse para o Sistema Comércio que serão votados naquela semana.

Análises

Proposições

Posicionamento

Parlamentar

Outros recursos

Scroll to Top