Senac-RJ aposta na disseminação do ensino de Libras para inclusão da pessoa surda

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No dia 26 de setembro, celebra-se o Dia Nacional do Surdo. No mercado de trabalho e em outros espaços sociais, uma das principais estratégias para que empresas e instituições possam dar igualdade de condições para as pessoas surdas é a adoção da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na comunicação entre ouvintes e surdos. Apostando na importância de ampliar o número de ouvintes que dominam o idioma e na capacidade do mercado de trabalho de absorver profissionais com esse diferencial, o Senac RJ oferece cursos de Libras nas modalidades Básico, Intermediário, Avançado e Conversação, compostos por atividades práticas e teóricas para estimular o processo criativo e a desenvoltura do aluno.

Libras foi reconhecida em 2002 como a segunda língua oficial do País e possibilita o acesso e a inclusão do surdo nos diferentes contextos sociais. A disseminação do ensino do idioma para ouvintes, principalmente, é uma forma de inclusão do surdo, facilitando a sua comunicação. De acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, o Brasil tem 9,7 milhões de pessoas surdas, o que representa 5,1% da população do País. No que se refere à faixa etária, quase 1 milhão são crianças e jovens de até 19 anos. No entanto, embora haja evidências do progresso das políticas públicas e conquistas dos direitos da comunidade surda, sabe-se que ela ainda enfrenta muitos desafios de acessibilidade, e o principal deles é a comunicação. O mercado de trabalho é amplo para quem domina Libras. Órgãos públicos, empresas de comércio, turismo, instituições de ensino e religiosas disponibilizam vagas para profissionais especializados, capazes de interagir, se comunicar e prestar atendimento à pessoa surda.

No Senac RJ, os cursos de Libras Básico 1 e 2, Intermediário 1 e 2 e Avançado 1 e 2 têm 40 horas cada. O objetivo é viabilizar a aprendizagem dos conhecimentos de Libras, contribuindo para uma boa comunicação entre surdos e ouvintes em diversos contextos sociais. Nas aulas, são adotadas estratégias educacionais com foco na aprendizagem baseada em tarefas individuais, com a reprodução contextualizada dos sinais e configurações das mãos, contação de histórias, apresentações em sinais e relatos de situações. Também há atividades coletivas, com reprodução dos movimentos e sinais e atividades de interações espontâneas e orientadas para promover trocas e criar um ambiente que se aproxime das conversas cotidianas reais.

Já o curso Libras Conversação visa contribuir com o aperfeiçoamento de profissionais bilíngues (português-Libras). O curso é voltado a profissionais dos segmentos de educação, saúde, turismo, hospitalidade e recursos humanos e áreas de atendimento de uma forma geral que querem praticar a conversação em diferentes contextos e temáticas do cotidiano, ampliando a comunicação e interação entre surdos e ouvintes.

 

 

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