Sesc Pantanal compartilha experiências durante oficina do Plano Nacional de Recursos Hídricos

Compartilhe:

A Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), promoveu, com apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), uma oficina de trabalho on-line para discutir comunicação, educação ambiental e capacitação para a elaboração do novo Plano Nacional de Recursos Hídricos 2022-2040. Representando a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a especialista Executiva da Assessoria de Gestão das Representações da CNC Cristiane de Souza Soares agradeceu a oportunidade de participar das discussões representando o Sistema CNC-Sesc-Senac.

“Entendemos que esse era o espaço para incluir e apresentar a experiência do Sesc Pantanal, a maior reserva particular do patrimônio natural do País, que inserida na interface da Bacia Amazônica, Platina e do Tocantins desenvolve um trabalho de educação ambiental a partir de uma filosofia que inclui não somente as escolas da região, mas também as populações locais”, destacou Cristiane, que é conselheira, representando a CNC, do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).

O Sesc Pantanal está no Estado do Mato Grosso, que possui um dos maiores volumes de água doce do planeta, com inúmeros rios, aquíferos e nascentes. As três bacias hidrográficas mais importantes do País cruzam esse território – Bacia Amazônica, Bacia Platina e Bacia do Tocantins. Além disso, a unidade está localizada no berço do Pantanal, a maior planície alagável do planeta e um dos biomas mais importantes para o equilíbrio natural da Terra.

A gerente de Pesquisa e Meio Ambiente do polo socioambiental Sesc Pantanal, a bióloga Cristina Cuiabália, reforçou em sua explanação que a unidade trabalha a educação ambiental com toda a comunidade. “Cuidar da natureza é cuidar das pessoas. Por isso, desenvolvemos diversos projetos que envolvem toda a sociedade”, frisou.

Cristina mostrou que a região tem uma importância natural, cultural e social imensa, e a sua preservação é alvo de iniciativas pioneiras, como a desenvolvida pelo polo socioambiental Sesc Pantanal. “Há 25 anos a instituição implantou a maior RPPN do Brasil, com 108 mil hectares, dentro do município de Barão de Melgaço, buscando ser um ativo ambiental sustentável e capaz de fazer diferença na comunidade onde está inserida. Hoje, a área está totalmente regenerada, e o ciclo das águas torna o ambiente propício para as espécies de fauna e flora viverem em segurança”, explicou.

Para a coordenadora de Planos de Recursos Hídricos do MDR, Adriana Lustosa da Costa, o exemplo do Sesc Pantanal demonstra que a sociedade civil pode trazer experiência e compromisso para a construção do plano.

A oficina buscou reunir contribuições ao Diagnóstico e Prognóstico dos Recursos Hídricos no Brasil, com foco no tema Comunicação, Educação Ambiental e Capacitação, bem como para a identificação das tendências do tema, incluindo questões relevantes para o Plano de Ação do PNRH 2022-2040.

Sesc Pantanal

O Sesc Pantanal, polo socioambiental do Sesc, atua há mais de duas décadas no Pantanal mato-grossense e na região de Nobres/Rosário Oeste, promovendo a educação, a conservação da natureza, a pesquisa científica e o ecoturismo, por meio de cinco unidades: Hotel Sesc Porto Cercado, Sesc Poconé, Parque Sesc Baía das Pedras, Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) e Parque Sesc Serra Azul.

Leia mais

Scroll to Top