Ações inclusivas da Faculdade Senac-MG garantem selo institucional da ABMES

Compartilhe essa publicação:

​O Senac recebeu o Selo Institucional Socialmente Responsável concedido pela Ass​ociação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) por projetos de extensão e ações desenvolvidas em 2023 em suas duas unidades de ensino superior: a Fac​uldade de Gastronomia em Belo Horizonte e a Faculdade Senac Contagem. Concedido anualmente, o selo reconhece as instituições que promovem a conscientização de estudantes e contribuem com a comunidade por meio de ações de inclusão social.

Gastronomia e Inclusão

Faculdade Senac de Gast​ronomia conquistou o selo pelo sexto ano consecutivo e pela sétima vez no total. A certificação 2023/2024 foi alcançada a partir de três projetos de extensão:

  • Educação do Gosto: Desperte os Sentidos com Oficinas Sensoriais – Realizado na Escola Estadual Caetano Azeredo, promoveu a conexão entre a faculdade e a comunidade por meio de oficinas que exploraram os sentidos através dos alimentos.
  • Capacitação Gastronômica e Empreendedorismo Feminino: Projeto de Extensão Amplia Impacto – Em sua segunda edição, foi focado na capacitação gastronômica para mulheres em vulnerabilidade social. Expandiu sua atuação para duas novas unidades de acolhimento em Belo Horizonte: Abrigo Pompéia e Abrigo Granja de Freitas.
  • Chefinhos PANC: Promovendo Alimentação Saudável nas Escolas com Plantas não Convencionais – Desenvolvido na Escola Municipal Theomar de Castro Espíndola e Estadual Afonso Pena, buscou introduzir Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC) na alimentação escolar. Com oficinas culinárias e atividades lúdicas, o projeto visou sensibilizar crianças do 2º ao 5º ano sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis, combatendo a prevalência de obesidade e promovendo a aprendizagem prática e teórica.

Cristiana Gomes Ferreira Lopes, Coordenadora de Extensão e Iniciação Científica da Faculdade Senac de Gastronomia, destaca que a conquista do selo “é um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido por docentes e discentes, com o apoio e envolvimento da comunidade acadêmica e uma forma de dar visibilidade aos projetos de extensão desenvolvidos ao longo do ano.”

Contabilidade Cidadã

A atividade de extensão da Faculdade Senac de Contagem contemplada com o selo foi a prestação de serviços do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF). Em atividade desde 2017, o NAF foi criado para auxiliar contribuintes de baixa renda e pessoas com dificuldade em utilizar a plataforma online da Receita Federal, além de proporcionar o desenvolvimento dos alunos na prática profissional contábil e a interação com os órgãos dos governos, como Receita Federal do Brasil, Secretaria do Estado da Fazenda de Minas Gerais, entre outros.

Para Francielle Souza, Coordenadora de Extensão e Iniciação Científica da Faculdade Senac de Contagem, “o reconhecimento representa a preocupação junto à comunidade acadêmica e a necessidade de refletir sobre atuações relacionadas à sustentabilidade, responsabilidade social, dentre outras agendas importantes para o desenvolvimento do país. O selo demonstra nosso compromisso de promover a transformação por meio da responsabilidade social, pois acreditamos na potência de munirmos pessoas para que elas pensem de uma forma diferente e que possam fazer a diferença.”

Scroll to Top