Segs entra em nova etapa e Federações e sindicatos iniciam planos de ação

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Programa entrou na fase de planejamento

O Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs) avançou mais uma etapa e entrou no processo de planejamento das ações junto às Federações e sindicatos que participam do programa. Após a avaliação completa da gestão das entidades, realizada até o final de junho, chegou a hora de traçar caminhos para reparar os pontos fracos e aprimorar as habilidades das organizações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Para essa virada de chave das etapas, a Divisão Sindical promoveu dois eventos que, juntos, reuniram com 176 pessoas. Em junho, o “Aulão do Segs” apresentou, de maneira didática, os conceitos de planejamento, os objetivos e os resultados esperados com a aplicação das ações por meio da navegação e preenchimento da ferramenta de “Planejamento de Ações”, além da troca de informações e experiências entre os participantes.

Cerca de 158 profissionais de entidades sindicais de todo o País tiraram dúvidas no encontro. Outra novidade é que o evento do “Aulão” online foi acessado pela plataforma da UniCNC, a Universidade Corporativa da CNC, que forneceu um certificado aos participantes que buscaram novos conhecimentos desta etapa do programa, que vai até 27 de agosto.

No início do mês, um webinar com 26 multiplicadores do Segs, preparados para implantar e estender as ideias do Sistema, alinharam com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) os objetivos dos planos de ação. O grupo ainda debateu práticas que vêm sendo adotadas pelas Federações para aplicação em suas dependências.

O colaborador da Divisão Sindical (DS) da CNC, João Pedro Braga, explica que, além do aprimoramento da gestão dos entes federados do Sistema Comércio, o próprio programa também se adapta às necessidades que aparecem. Em 2008, por exemplo, quando o Segs teve início, o foco era gestão e não olhava com mais atenção para a atividade sindical. Em um replanejamento, em 2018, o Sistema ampliou os eixos de trabalho.

“Hoje ele foca na atuação sindical como um todo, mas permeia todos os processos de uma gestão, desde identificar as dificuldades, fazer um plano de ação, expandir as propostas e orientar a parte de comunicação das entidades, que é muito importante. A gente dá o suporte, como se fosse um guarda-chuva, mas garante a liberdade e autonomia para as Federações e sindicatos”, ressalta.

A programação do Segs se estende até 17 de dezembro. As próximas etapas são o Curso Gestão por Objetivos, disponível até 3 de dezembro; execução e monitoramento das ações, até 3 de dezembro; entrega do plano de ação até 3 de setembro; ações finalizadas e indicadores preenchidos, entre 22 e 30 de dezembro e entrega de certificados, entre 13 e 17 de dezembro.

O que é o Segs

O Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs) é um programa que incentiva o desenvolvimento da excelência na gestão das Federações Estaduais do Comércio e de seus sindicatos filiados, por meio de critérios baseados nos fundamentos do Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ).

O objetivo do programa é permitir às entidades sindicais identificar o grau de desenvolvimento (maturidade) da sua gestão nos quesitos associativismo, representatividade, estrutura diretiva, gestão financeira e produtos e serviços oferecidos.

Além disso, o programa visa capacitar seus líderes em práticas gerenciais de reconhecida excelência, que possibilitem incrementar a atuação dos sindicatos e das Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, trabalha o compartilhamento de práticas gerenciais de sucesso (benchmarking) e proporciona o crescimento individual dos líderes e executivos sindicais e consequentemente das entidades e das empresas representadas.

Na prática, com a implantação do Segs, os líderes e executivos sindicais terão uma ferramenta para auxiliar na elaboração e no acompanhamento do planejamento estratégico de suas entidades; na implantação de planos de ação e na construção de indicadores de desempenho estratégicos e gerenciais dos processos-chave; na realização de ampla avaliação gerencial do sindicato, analisando e aperfeiçoando as práticas de gestão da entidade; e na disponibilização de produtos e de serviços compatíveis com as necessidades das empresas representadas.

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